(Imagem: Divulgação/ Reprodução )

O curta brasileiro Livre com Fiança (Free on Bail), dirigido por Spartakus Santiago, venceu o prêmio de Melhor Diretor Estreante no Independent Shorts Awards, festival internacional sediado em Los Angeles (EUA).

Com 29 minutosLivre com Fiança funde música, poesia e ritual em um álbum visual sobre autoestima, fé e libertação através da arte. A narrativa autobiográfica do diretor apresenta uma jornada espiritual guiada por uma cartomante, em um percurso de cura, enfrentamento da rejeição e reconexão com o significado de liberdade.

Além de assinar a direção geral, o roteiro, a concepção artística e a composição musical do projeto, Spartakus também dirigiu quatro segmentos do filme — FeitiçoPaciênciaRespeita e Lenda — dentro de uma construção coletiva que reúne diretores convidados, equipes técnicas e produtoras associadas. A produção é da Haus of Spartta, com Phono Filmes e Butterfly Coletivo como produtoras associadas.

O filme conta ainda com a participação de Sol Benedito, ator mirim de Itabuna (BA), além do rapper soteropolitano Colibri. A equipe inclui styling de Mafê Domingues e coreografia de Áurea Bella, entre outros colaboradores de diferentes regiões do Brasil.

O Independent Shorts Awards realiza edições mensais, que funcionam como classificatórias para sua premiação anual. Com a vitória, Livre com Fiança passa a integrar o pool de consideração para o Annual Awards 2026, cujo showcase presencial está previsto para setembro, em Los Angeles.

Livre com Fiança segue em circulação por festivais ao longo de 2026. O filme fará sua estreia no Texas ainda em janeiro, concorrendo em duas categorias no Denton Black Film Festival, um dos maiores festivais de cinema negro dos EUA. O projeto também foi selecionado pelo San Diego Latino Film Festival, um dos festivais de cinema latino mais tradicionais da Califórnia. Além disso, será exibido na TV britânica como parte da FilmPride TV, seleção de curtas do festival de cinema do Brighton & Hove Pride.

Direção geral: Spartakus Santiago
Diretores convidados: Ricardo Souza, Marco Antonio Ferreira, Breno Shinn

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui