(Foto: Gerard/ Pixabay)

Após a aquisição da marca Ocean Films e de sua divisão de serviços de produção pelo grupo internacional Twentyfourseven, o departamento de conteúdo da empresa deu origem a uma produtora independente, com 18 projetos em desenvolvimento, a maioria deles concebida desde o início para coproduções internacionais.

A Marea Cine, nova produtora dedicada exclusivamente a conteúdos originais, foi oficialmente lançada sob a liderança do experiente produtor João Roni. O movimento é resultado de uma reestruturação estratégica ocorrida no final de 2025, quando o grupo internacional Twentyfourseven adquiriu a marca Ocean Films e seu departamento de produção publicitária.

A divisão de conteúdo da Ocean Films — cultivada por Roni ao longo dos últimos 15 anos — se desmembrou para formar a Marea, empresa independente, com 19 projetos realizados entre séries e longas de ficção documentais e com uma estratégia internacional agressiva, orientada pelos 30 anos de experiência de Roni na indústria e com uma experiente equipe de desenvolvimento de projetos, que apenas em 2025 lançou três longas e uma série. A visão estratégica de negócios é um dos grandes diferenciais deste time.

Estratégia global desde o primeiro dia
“Marea Cine é uma empresa de criação e produção de conteúdo, inteligência de mercado e capacidade de desenvolver projetos relevantes e de alto impacto”, afirma Roni. “Nosso foco continua sendo conquistar audiências globais, sempre buscando diferentes modelos de negócio e parcerias que favoreçam os melhores resultados artísticos e econômicos.”

A Marea leva ao mercado a ampla experiência internacional de Roni, que já produziu em países como Nova Zelândia, Colômbia, Cuba, França, Indonésia, Portugal, Estados Unidos, Argentina, Espanha, Chile e Itália.

Portfólio
A Marea Cine já nasce com um catálogo robusto e diversas produções em desenvolvimento:

  • Um total de 19 projetos concluídos.
  • 18 projetos em desenvolvimento, sendo 11 coproduções internacionais em negociação com parceiros da Itália, Argentina, Uruguai, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Chile e França.
  • Lançamentos de 2025: a empresa lançou uma série e três longas-metragens apenas em 2025, incluindo o documentário Amazônia, a Nova Minamata?, do diretor Jorge Bodanzky (exibido na COP-30 e em eventos e festivais em vários países do mundo), o documentário No Céu da Pátria Nesse Instante, da diretora Sandra Kogut, coproduzido por Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil e o documentário Quando o Brasil era Moderno de Fabiano Maciel, que ganhou Menção Honrosa no Festival É Tudo Verdade. Perspectivas para 2026: o próximo line-up inclui duas séries documentais e dois longas-metragens, entre eles uma coprodução com a França e o longa-metragem O Homem de Ouro, dirigido por Mauro Lima, coproduzido com a Caravela FIlmes, Globo Filmes e Telecine.
  • Em pré-produção para este ano: um longa de ficção e um documentário.

Histórico premiado
O histórico de Roni confere credibilidade imediata à nova empresa. Seu portfólio inclui Pequeno Segredo, escolhido como o representante oficial do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no 89º Oscar (2017).

Entre os sucessos recentes, destacam-se:

  • Transamazônica – Uma Estrada para o Passado (HBO): vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Série Documental (2022).
  • No Céu da Pátria Nesse Instante: vencedor do Prêmio Especial do Júri e de Melhor Montagem no Festival de Brasília (2024) que participou de mais de 15 festivais tais como IDFA, Málafa, DocFest Munique, entre outros)
  • Amazônia, a Nova Minamata?: vencedor do Prêmio Humanidade no Festival Internacional de Cinema de São Paulo (2022).
  • Recentemente, Roni atuou como produtor executivo do drama familiar My Penguin Friend (Meu Amigo Pinguim), lançado em 2024, dirigido por David Schurmann e estrelado por Jean Reno — uma produção da empresa americana City Hill Arts.

Parcerias estratégicas
Com relacionamentos de alto nível que Roni construiu ao longo de décadas, a Marea Cine segue trabalhando com grandes players do mercado, incluindo Netflix, Globoplay, HBO, ESPN, Turner e a portuguesa RTP. “Para a Marea Cine, esse movimento representa o início de um novo ciclo: mais focado, e alinhado às transformações do mercado global de conteúdo audiovisual”, afirmou o produtor sobre o lançamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui