Setembro começou com notícias boas para o cinema nacional. Alguns dos mais importantes festivais de cinema do mundo contam com obras brasileiras entre suas listas de filmes selecionados. Essas obras participarão dos festivais de Toronto (Canadá), San Sebastián (Espanha) e Biarritz (França) com apoio do Brasil no Mundo, programa de internacionalização do Projeto Paradiso que busca fortalecer a participação brasileira em mercados e festivais no exterior.

“O Último Azul”, de Gabriel Mascaro

“O Agente Secreto” foi selecionado para a mostra Special Presentations na 50ª edição do prestigioso Festival de Toronto, que acontece este ano entre 4 e 14 de setembro. O longa já levou quatro premiações em Cannes, incluindo Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho, e Melhor Ator, para Wagner Moura. Além dele, “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, participa da seção Centerpiece. Na seção Discovery, o selecionado foi “Novembro”, longa-metragem de Tomás Corredor, coprodução entre Colômbia e Brasil.

“Dolores”, de Marcelo Gomes

Três filmes brasileiros foram selecionados para diferentes seções do 73º Festival de San Sebástian e de seu mercado, que ocorre entre 19 e 27 de setembro deste ano. “Dolores”, de Marcelo Gomes, diretor de filmes como “Cinema, Aspirinas e Urubus” e “Paloma”, participa da seção Horizontes Latinos, dedicada a exibir obras da América Latina e do Caribe. “Mãe de Ouro”, projeto de longa-metragem de Madiano Marcheti, que já participou do festival anteriormente para exibir “Madalena”, foi selecionado para o Foro de Coproducción Europa-América Latina, voltado a projetos em fase de desenvolvimento.

Além deles, Caique Ferreira participa do Meet Them!, iniciativa do Festival de San Sebastián que reúne delegações de produtores de todo o mundo. Ferreira participa do programa com o projeto “O Rio de Lágrimas Corre no Vale do Amor”, de Ulisses Arthur. Ambos fazem parte da Rede Paradiso de Talentos, que reúne profissionais apoiados pelo Projeto Paradiso.

“A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert

Já no 34º Festival de Biarritz, evento de referência para o cinema latino-americano, serão apoiados dois longas nacionais na Competição Oficial. Participam do evento, que acontece entre 20 e 26 de setembro, o longa “A Melhor Mãe do Mundo”, novo filme de Anna Muylaert, diretora do aclamado “Que Horas Ela Volta?”, e “As Vitrines”, quarto longa-metragem de Flavia Castro. “A presença brasileira em Toronto, San Sebastián e Biarritz mostra como nossas histórias têm alcance global e conquistam públicos diversos”, afirma Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso. “Quando o cinema brasileiro ocupa esses palcos, ele não apenas projeta nossas histórias para o mundo, mas também fortalece toda a indústria audiovisual nacional. É por isso que acreditamos tanto em apoiar a internacionalização das nossas obras e profissionais”, destaca.

Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização,  atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Desde 2019 a iniciativa já beneficiou centenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui