
Na edição de agosto, o #CineCiência, programa mensal do MIS, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, traz o clássico da ficção científica Ômicron: o agente do espaço. Em parceria com o “A La Carte”, o filme de comédia e ficção científica italiano de 1963, dirigido por Ugo Gregoretti, ganha sessão no dia 24, domingo. O enredo do filme gira em torno de um alienígena que assume o corpo de um terráqueo (um operário falecido que é ressuscitado) para aprender sobre o planeta Terra – e que passa a ameaçar a humanidade. O longa é um típico exemplar do neorrealismo italiano, aquela escola de cinema da “câmera na mão e a ideia na cabeça”, que deu origem ao Cinema Novo aqui no Brasil.
Após a exibição, será realizado um debate com a presença da agente cultural Solange Alboreda, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mediado por José Luiz Goldfarb, coordenador do #CineCiência. Com entrada gratuita, a atividade acontece às 15h, no Auditório LABMIS.
Sobre o filme
Ômicron: O Agente do Espaço (Omicron, dir. Ugo Gregoretti, ficção científica/comédia, 1963, Itália, 102 min) – Pensando em preparar o terreno para que sua raça possa assumir em breve o controle do planeta Terra, um extraterrestre assume o corpo de um ser humano e tenta se misturar na multidão.
Sobre a convidada
Solange Alboreda é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Unicamp. Defendeu a tese sobre o cinema ambiental na América Latina. Idealizou a Rede Latino-Americana de Cinema Ambiental. Atuou na programação sociocultural do Sesc SP, onde organizou a Mostra Cli-Fi de Cinema, entre outras. É agente cultural e curadora de festivais de cine ambiental.
Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É coordenador do projeto #CineCiência, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do ProAC. O MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.
|