Cena de ‘A Hora e a Vez de Augusto Matraga’, de Vinícius Coimbra (Foto: Reprodução/ Divulgação)

A 12ª edição do ‘Festival de Finos Filmes’ começa nesta sexta-feira (26), em São Paulo. O evento, até a próxima terça-feira (30), terá produções premiadas, masterclasses internacionais on-line, mostra infantil de animação com curadoria do Festival d’Annecy e exibição de longa-metragem clássico restaurado. A programação, parte gratuita e parte  com renda revertida a instituições sociais, será oferecida em cinco “sedes”: REAG Belas Artes, MIS – Museu da Imagem e do Som, Cinusp, FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e Cineclube Cortina.

Abaixo, resumo da programação. Para informações sobre ingressos e outros temas, clique aqui.

  • Job, Joris e Mariekecineastas de animação indicados ao Oscar, e Miquel Martí Freixas, curador do Festival de Rotterdam, são os convidados internacionais participam de masterclasses (online e presencial), já no dia 26/09
  • A programação inclui curtas-metragens premiados em festivais nacionais e internacionais, além de atividades paralelas sob produção da Cinemália, incubadora de filmes co-produtora do festival.
  • Fininhos, sessão infantil com atividade lúdica para as crianças, terá a curadoria do Festival d’Annecy (França) – o mais importante evento de animação do mundo -, com uma seleção de curtas-metragens que se destacaram na edição de 2025 do festival francês.
  • A 12ª. edição também sela parceria com o Cinema Sem Sulfito, iniciativa que une cinema e gastronomia sustentável: será exibido o longa-metragem indicado ao Oscar “Tartaruga Vermelha” com degustação de produtos do Projeto A.MAR e Vivente Vinhos Vivos.
  • Na sessão de encerramento do festival, 30/9, 19h30, no REAG Belas Artes será exibida cópia restaurada de A Hora e a Vez de Augusto Matraga (Roberto Santos, 1965), que esteve no segmento Venice Classics do 81º Festival de Veneza. Após a sessão, um bate-papo com o escritor José Bortoluci sobre a obra de Guimarães Rosa, na qual o filme se baseia.
  • Os recursos arrecadados pela venda de ingressos das sessões de curtas-metragens serão revertidos integralmente para instituições solidárias. Dentre as organizações e/ou projetos estão NETT (Núcleo de Estudos e Trabalhos Terapêuticos), o Fundo FICA e o Projeto A.MAR.
  • O 12º Festival de Finos Filmes é uma produção de Finos Filmes e Cinemália, com direção geral de Felipe Poroger. O evento tem o apoio do REAG Belas Artes, Cineclube Cortina, Cinusp, FAAP, MIS – Museu da Imagem e do Som, Festival d’Annecy, Cinema Sem Sulfito e Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui