O diretor David Schurmann e a atriz Ellen C. Camp com o prêmio Fênix Dourada CONAI do italiano Giffoni Film Festival.

Reconhecido como um dos mais importantes festivais de cinema infanto-juvenil do mundo, o Giffoni Film Festival, realizado anualmente em Giffoni Valle Piana, no sul da Itália, consagrou o longa My Penguin Friend (Meu Amigo Pinguim), de David Schurmann, com o prêmio Fênix Dourada CONAI de Melhor Filme Ambiental. O cineasta brasileiro participou, ao lado da atriz Ellen C. Camp, do evento como um dos grandes destaques da 55ª edição, que ocorreu de 17 a 26 de julho de 2025, com um público de até 30 mil pessoas por dia.

“Foi incrível ver a sessão de ‘My Penguin Friend’ – ou, como foi apresentado aqui, ‘Il Mio Amico Pinguino’ – terminar com uma plateia jovem, diversa e empolgada ovacionando o filme”, conta David. “Levar essa história brasileira para o mundo é necessário. Receber a Fênix Dourada CONAI por ‘mostrar a possibilidade de uma aliança entre ser humano e natureza, revelando como a regeneração pode começar com um pequeno gesto’, é fundamental. Esse gesto partiu do querido Seu João, um pescador brasileiro que salvou Dindim e estabeleceu com o pinguim uma das mais genuínas relações de afeto e respeito à vida”, completa o diretor.

Com um júri formado por jovens entre 3 e 18 anos de diferentes países, o Giffoni Film Festival é referência mundial pela forma inovadora com que estimula o olhar crítico e a sensibilidade desse perfil de público para temas relevantes da atualidade, como meio ambiente, diversidade, imigração e bullying. Durante o evento, esses jurados assistem aos filmes da programação para, então, elegerem os vencedores. David acaba de retornar ao Brasil, trazendo na bagagem a consagração de “My Penguin Friend” no Giffoni. “Volto feliz por ver nosso filme ecoando entre as novas gerações e por fazer parte da história deste festival, que já recebeu grandes nomes do cinema mundial, como Tim Burton, Francis Ford Coppola, Meryl Streep e Robert De Niro”, diz o cineasta brasileiro.

O ator Jean Reno em cena de ‘Meu Amigo Pinguim’, rodado em Ubatuba, Paraty e outras locações (Foto: Reprodução)

Do Brasil para o mundo – My Penguin Friend (Meu Amigo Pinguim) é uma produção internacional falada em inglês, com elenco e equipe técnica de 11 nacionalidades diferentes. Estrelado pelo francês Jean Reno e pela mexicana Adriana Barraza, o filme é baseado na história real de amizade entre um pescador brasileiro e um pinguim resgatado. O longa estreou em mais de mil salas de cinema nos Estados Unidos, em agosto de 2024, e já foi exibido em mais de 40 países das Américas e da Europa, além de estar sendo lançado globalmente por plataformas de streaming em mais de 120 nações.

“Me orgulho de ter convencido os produtores internacionais a filmarem no Brasil e de atrair um investimento de R$ 20 milhões para as locações brasileiras. Aqui na Itália, vibrei ao ver, mais uma vez, Ubatuba, Paraty e nossos talentos do elenco e da equipe técnica brilhando em uma tela de cinema internacional”, celebra David. Para participar do Giffoni Film Festival, o diretor fez uma breve pausa na finalização de seu próximo longa, o nacional “Por um Fio”, inspirado no livro de Drauzio Varella. Com Romulo Estrela, Bruno Gagliasso, Othon Bastos, Zezé Motta, Bárbara Colen, Bella Campos, Sandra Corveloni e outros grandes nomes no elenco, o filme promete ser um dos lançamentos mais impactantes do cinema brasileiro nos próximos meses.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui