
O Espro (Ensino Social Profissionalizante), entidade sem fins lucrativos que há 46 anos capacita adolescentes e jovens e promove sua inserção no mundo do trabalho, foi uma das instituições homenageadas pelo 9º Prêmio CineB. O reconhecimento ocorreu em cerimônia realizada no dia 28 de junho na cidade de São Paulo.
Projeto do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região em parceria com a Brazucah Produções, o CineB busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar filmes produzidos no Brasil por meio da premiação e de sessões gratuitas itinerantes, em parceria com escolas e organizações da sociedade civil. Em novembro de 2024, durante ações ligadas ao Mês da Consciência Negra, a Unidade Paulista do Espro recebeu uma exibição do filme Black Rio! Black Power! (2023), dirigido por Emilio Domingos.
Além de 28 filmes nacionais exibidos entre 2020 e 2024, o 9º Prêmio CineB reconheceu 3 universidades e 36 entidades. No evento, o Espro esteve representado por Ana Lucia Reis, assistente social, e Tainã Briganti, orientador pedagógico, que receberam o troféu concedido aos homenageados. Esse reconhecimento destaca o papel da instituição na promoção do cinema como ferramenta educativa e cidadã, reforçando sua atuação no diálogo entre cultura e educação.
Com a iniciativa, o CineB valoriza instituições que promovem o cinema como ferramenta educativa e cidadã, contribuindo para a ampliação do público conectado com narrativas brasileiras.
Sobre o Espro
O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade contribui com seis dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar, erradicação da pobreza e parcerias e meios de implementação.
O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.
Em 46 anos de existência, a entidade encaminhou mais de 650 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1,3 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.
As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.
O Espro tem 6 filiais e 56 unidades de atendimento regionais espalhadas pelo Brasil, alcançando 443 municípios, capacitando anualmente mais de 40 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).



