‘Entrenós’ apresenta a dramaturga baiana Onisajé, fundadora do Nata – Núcleo Afrobrasileiro de Teatro Alagoinha (Foto: Ivanildo Machado/ Entrenós)

A série documental ENTRENÓS, dirigida por Pablo Pollo, segue o traçado das inquietações que movem a nova geração de artistas brasileiros, nos mais diversos campos. Nas quartas-feiras de outubro, sempre às 19h30, cinco episódios inéditos se debruçam sobre processos de criação que nascem do compromisso com as vivências, os territórios e as linguagens de quem desponta no cenário nacional. Mais que um mapa de nomes, a série é um ateliê de sentimentos, revelando a pulsação de uma arte que não se limita a formatos, mas se expande para o fazer artístico, o pensamento e o próprio corpo, em busca de novas formas de diálogo.

Em 1º de outubro, o SescTV exibe episódio sobre o artista visual e designer piauiense Narcélio Grud. Para ele, o processo criativo é algo solto, que pode surgir a partir de materiais, de uma palestra, de um livro ou de uma observação. Atualmente, a sucata é um campo de pesquisa importante em seu trabalho, tanto pelo baixo custo, quanto pelas possibilidades que oferece. Sua entrada na arte urbana se deu por meio do grafite e do pixo — manifestações artísticas que, segundo ele, tornam a cidade mais “possível”. Para Grud, a arte urbana se opõe aos museus, oferecendo um espaço de conexão com a rua e com as pessoas.

No dia 8 de outubro, o programa vai a Campo Grande (MS) para se conectar com a Companhia Dançurbana. Para os dançarinos do grupo, o corpo é a própria linguagem, um lugar de comunicação e fruição. Marcos Mattos, por exemplo, entende a dança como um meio que modifica a relação das pessoas com a vida e com os outros. Já Livia Lopes vê na improvisação a possibilidade de um corpo mais poroso e fluido, em sintonia com as danças urbanas e as questões do mundo contemporâneo. O episódio também mostra a pesquisa de criação da companhia para espetáculos como “Plagium”, “Singulares” e “Porace”, que aborda a vida, a natureza e os “nossos monstros”.

Em 15 de outubro, a série entrevista a escritora, tradutora e professora gaúcha Natália Borges Polesso. Ela revela que, embora tenha sido uma leitora tardia, sempre gostou de anotar coisas e que seu processo de escrita é um exercício diário, atento às pessoas e aos acontecimentos da vida. Autora de obras como “Amora” e o romance “Chiara”, Natália confessa que suas personagens femininas muitas vezes a guiam por um labirinto de histórias, e que ser lésbica é algo que influencia sua literatura. Para a duplamente vencedora do Prêmio Jabuti (2016 e 2021), a escrita é um ato de teimosia, uma vontade de fazer parte do universo literário.

ENTRENÓS segue para Minas Gerais em 22 de outubro, para encontrar o escultor Leandro Gabriel. O artista se considera um “catador de objetos, imagens e ideias” e busca dar uma sobrevida aos materiais, ressignificando coisas que seriam descartadas. Influenciado pela siderúrgica em que seu pai trabalhou e pelas colchas de retalhos de sua mãe, ele vê o ferro como um material moldável, uma extensão de seu corpo e de seu desenho. Para Leandro Gabriel, a arte é comunicação e acesso, e seu trabalho se destina a reviver espaços abandonados, permitindo que as pessoas possam usufruir das obras em seus próprios caminhos. O escultor, que prefere não se relacionar com galerias, busca financiar seus projetos por meio de editais, permitindo que ele se dedique a seu processo criativo, que descreve como um “trabalho de meditação”.

Encerrando o mês, em 29 de outubro, o programa entrevista a diretora teatral e dramaturga baiana Onisajé, fundadora do Nata – Núcleo Afrobrasileiro de Teatro Alagoinha. Sua poética se constrói a partir das andanças pelo Brasil, onde aprende e compartilha o que vivencia. Ela comenta que sua entrada no teatro se deu simultaneamente à sua iniciação no Candomblé, e que leva os princípios dessa religião, como a sinestesia, para o seu fazer teatral. Para Onisajé, sua missão como artista é aproximar as pessoas do universo dos orixás. Ela e seu grupo se dedicam a aprofundar a linguagem do teatro negro, buscando ir além do tema do racismo para retratar todas as nuances da vida de pessoas pretas.

LISTA DE EPISÓDIOS – OUTUBRO

Narcélio Grud – 1/10, quarta, às 19h30
Dançurbana – 8/10, quarta, às 19h30
Natália Borges Polesso – 15/10, quarta, às 19h30
Leandro Gabriel – 22/10, quarta, às 19h30
Onisajé – 29/10, quarta, às 19h30

SERVIÇO

ENTRENÓS
Direção: Pablo Pollo
Conteúdo: 14 episódios
Duração: 26 minutos (cada)
Classificação indicativa: Livre
Exibição: Quartas-feiras, às 19h30
Reapresentações:
– Quintas, às 16h
– Sábados, às 18h
– Domingos, às 2h
– Segundas, às 9h
– Terças, às 13h

Assista em sesctv.org.br/noar

Para sintonizar o SescTV: 
Consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br
Siga o SescTV nas redes @sesctv

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui