Da esq. para a dir.: Dani Azeredo, Litiely Tavares, Érica Lewis, Amanda Ruano e Luciana Druzina (Foto: Divulgação)

A produtora gaúcha Druzina Content está entre as oito produtoras brasileiras que participarão da 16ª edição do Bogotá Audiovisual Market (BAM), que acontece entre os dias 14 e 18 de julho, na Colômbia. A produtora, que integra a delegação do Cinema no Brasil, com apoio da PróImágenes Colômbia, marca presença no evento pela terceira vez consecutiva, em um movimento estratégico rumo à consolidação de parcerias internacionais, especialmente no contexto latino-americano.

O destaque apresentado no mercado colombiano é a série “Contos do Amanhã: Prelúdio de uma Revolução”, projeto de ficção científica com DNA nacional, dirigido e criado por Pedro de Lima Marques, uma produção da também gaúcha Bactéria Filmes em coprodução com a Druzina Content. O projeto expande o universo do longa-metragem “Contos do Amanhã” (2020), que percorreu mais de 30 festivais e conquistou 17 prêmios internacionais, um marco do cinema independente brasileiro.

Ambientada em um futuro distópico onde o controle do tempo e da memória é ferramenta de dominação política, a série propõe uma narrativa provocadora sobre resistência, liberdade e transformação social. Com previsão de filmagens para 2026, o projeto busca atrair apoiadores e selar parcerias estratégicas internacionais que ajudem a completar o financiamento e ampliar o alcance da obra.

A Druzina Content também leva ao Bogotá Audiovisual Market outros projetos que evidenciam sua versatilidade e foco em colaborações internacionais. Um dos destaques é o longa-metragem “Três Tempos”, dirigido por Bruno Bini e coproduzido pelas produtoras Plano B e Druzina Content. O filme narra a história de um homem cuja consciência está conectada a si mesmo em três momentos distintos da vida. Com essa habilidade, ele tenta alterar um futuro que já conhece, mas deseja evitar.

Outro projeto em destaque é “Mesopotâmia”, um drama com elementos de thriller voltado ao público adulto, atualmente em fase de captação de recursos. A direção é de Andy Malafaia, uma coprodução da Druzina Content, Plano B Filmes e Zaragata Cinema. A proposta narrativa traz uma abordagem densa e visualmente sofisticada, reafirmando o compromisso das produtoras com obras autorais e relevantes.

Na área da animação, a Druzina apresenta a série “RAPunzel”, criada por Acir Piragibe e dirigida por Daniela Azeredo, que estreia na direção de animação. A trama se passa em uma favela brasileira e acompanha a jovem Isa, que descobre os poderes sobrenaturais de seu cabelo crespo enquanto lida com os desafios da indústria musical e a repressão nas periferias. A produção está prevista para iniciar no segundo semestre e busca parceiros para viabilizar a coprodução por meio do GEMA, organização colombiana que atua no fortalecimento, divulgação e internacionalização de projetos de animação. A presença da produtora no BAM também visa ampliar as conexões com esse ecossistema latino-americano em expansão.

“Estar no BAM com o apoio do Cinema do Brasil é uma chance de ouro para aprofundar conexões com parceiros da América Latina que compartilham da mesma urgência criativa. Prelúdio nasce com vocação internacional e apresentar o projeto em Bogotá é também um gesto político de integração artística entre países que vivem dilemas semelhantes e sonham futuros parecidos”, destaca Daniela Azeredo, produtora-executiva da Druzina Content, que representa a empresa no evento.

A série, que já possui um financiamento, será apresentada em sessões de pitching e rodadas de negócios ao lado de projetos do Equador e da Espanha, em uma agenda voltada a fomentar coproduções e trocas criativas entre países ibero-americanos. O BAM é hoje um dos principais mercados audiovisuais da América Latina, com foco na descoberta de talentos emergentes e na formação de alianças sólidas de produção.

Além de seu potencial artístico e narrativo, “Contos do Amanhã: Prelúdio de uma Revolução” carrega um forte valor simbólico. A série integra o RS Fantástico, programa que não apenas impulsiona a retomada do setor audiovisual no Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024, mas também fortalece um ecossistema criativo voltado a conteúdos de gênero — como ficção científica, fantasia e terror. A iniciativa é financiada por meio do Edital Ecossistema Regional de Audiovisual / LPG nº 13/2023 – Audiovisual IV, da Secretaria da Cultura do Estado (SEDAC/RS), em parceria com a SICT e com apoio do IECINE (Instituto Estadual de Cinema).

Com um histórico consistente de obras autorais, engajadas e com reconhecimento internacional, a Druzina Content reafirma sua missão de contar histórias relevantes, apostar em novas linguagens e estabelecer conexões transformadoras com o mercado global. O “Prelúdio” que a produtora apresenta no BAM é, mais do que uma série, um chamado à construção de futuros possíveis — em tela e fora dela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui