A Disney Brasil anunciou, nesta semana, o projeto Disney Extraimaginário, iniciativa que promove a democratização da arte e visa amplificar as vozes de talentos que representam a diversidade, transformando suas criações em artes que deram origem a coleções exclusivas, ao mesmo tempo em que destaca a importância da inclusão no mercado criativo. Em sua primeira edição, o programa associou-se ao Estúdio QUE, empresa multidisciplinar que acredita na criatividade de pessoas com deficiência intelectual para impulsionar a autenticidade do design brasileiro. Juntos, trabalharam com 10 talentos, entre eles pessoas com e sem deficiência intelectual e neurodivergentes, para reimaginar os personagens de Mickey & Amigos.

Da esquerda para direita, as artes: ‘Possibilidades’, ‘Encontros’ e ‘Magia’, do projeto Disney Extraimaginário (Foto: Divulgação/ Disney Brasil)

Ao longo de três meses de imersão e desenvolvimento criativo, os designers deram vida a artes inéditas e disruptivas, transformando os personagens da Disney e ressignificando-os com novas cores e formas. Foram criados designs autênticos baseados em suas singularidades e perspectivas, resultando em artes exclusivas que foram utilizadas na criação de novos produtos licenciados.

Durante o processo criativo (confira o videocase aqui), os artistas Danyel, Roberto, Mari, Diego, Marina, Taís, Lucas, Lais, Lua e Luiza utilizaram abordagens inovadoras e técnicas não convencionais, como colagens, pinturas, sprays, giz de cera, aquarela e até ferro de passar roupa, resultando em seis narrativas encantadoras, representadas em estampas e ilustrações. São elas: “Imaginação”, “Possibilidades”, “Encontros”, Magia”, “Originalidade” e “Transformação”.

A marca de materiais escolares Jandaia, por exemplo, recentemente lançou uma linha de 21 cadernos com capas personalizadas para o “Volta às Aulas 2025”, desenvolvidas com as artes criadas pelos artistas do projeto. Os itens estão disponíveis nos principais pontos de venda e site da marca.

Caderno da Jandaia com estampa originada do projeto ‘Disney Extraimaginário’ (Foto: Divulgação/ Disney Brasil)

Outra marca licenciada de destaque é a Riachuelo, que lançará uma coleção vanguardista, composta por aproximadamente 100 itens – incluindo vestuário como jeans, camisetas, camisas, moletons, regatas, vestidos, peças íntimas e acessórios – além de uma linha exclusiva da Casa Riachuelo e Disney Home com itens de decoração para casa e trabalho. A coleção Disney Extraimaginário da Riachuelo chegará oficialmente às lojas e e-commerce a partir de 9 de abril.

LUPO, Trifil, Animê/Youccie e Go Case também lançarão em breve linhas exclusivas licenciadas do projeto, disponíveis nas principais lojas físicas e digitais.

Peça da Riachuelo com estampa originada do projeto ‘Disney Extraimaginário’ (Foto: Divulgação/ Disney Brasil)

Outra iniciativa da companhia para o projeto será a capacitação de 30 pessoas neurodivergentes e com deficiência intelectual através de oficinas artísticas e técnicas, com o objetivo de estimular a criatividade, a expressividade, a habilidade motora e o desenvolvimento cognitivo. A iniciativa será realizada em parceria com o Instituto Serendipidade e o Instituto Movimentarte, como parte do Disney Future Storytellers, um programa da companhia que inspira e capacita futuros profissionais da indústria criativa.

O projeto Disney Extraimaginário também estará sinalizado nos principais pontos de varejo e conteúdos serão publicados nas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui