Da esquerda para a direita, os jurados: o diretor e produtor indicado ao Globo de Ouro, Will Gluck; o aclamado produtor e presidente de Cinema e Televisão da Pascal Pictures, Rachel O’Connor; a codiretora de animação Adam Rosette; e o premiado diretor Justin Chadwick, que retorna como presidente do júri (Foto: Marion Curtis/ StarPix for Sony Pictures)

A Sony, em parceria com a CREO, revelou o júri oficial do Sony Future Filmmaker Awards 2026, uma das principais premiações globais dedicadas a novos talentos do audiovisual. Entre eles estão Justin Chadwick, diretor britânico premiado e conhecido por Mandela: O Caminho para a Liberdade; Will Gluck, cineasta por trás de sucessos como A Mentira, Amizade Colorida e a recente comédia romântica Todos Menos Você; Rachel O’Connor, produtora de Rivais, Adoráveis Mulheres e da trilogia Homem-Aranha estrelada por Tom Holland; e Adam Rosette, codiretor da Sony Pictures Animation e ex-DreamWorks, com trabalhos em animações como Orion e o Escuro e Os Croods: Uma Nova Era.

“Temos um júri notável este ano, e falo em nome de todos nós quando digo que buscamos filmes que desafiam convenções, despertem emoções genuínas e transformem a maneira como o público percebe o mundo ao seu redor. Estamos ansiosos para descobrir aquele núcleo de originalidade e visão que eleva o bom cinema a algo extraordinário”, afirmou Chadwick.

Sobre o Future Filmmaker Awards 2026
Com inscrições abertas até 16 de dezembro de 2025, o Sony Future Filmmaker Awards é uma das principais iniciativas globais de incentivo a novos cineastas. Gratuito e aberto a participantes de qualquer país — inclusive, sem a necessidade de utilizar equipamentos Sony — o programa busca revelar e impulsionar talentos emergentes por meio de curtas-metragens.

A premiação contempla cinco categorias principais:

  • Ficção (5 a 20 min);
  • Não Ficção (5 a 20 min);
  • Animação (2 a 20 min, em qualquer técnica);
  • Estudante (5 a 20 min, em qualquer gênero);
  • Sustentabilidade, voltada a narrativas sobre meio ambiente, diversidade, acessibilidade e inclusão.

A edição de 2026 também traz a Competição Future Format: Vertical, que desafia criadores a desenvolver filmes no formato vertical (9:16), entre 2 e 5 minutos. O vencedor recebe US$ 2,5 mil, equipamentos Sony e participação no programa presencial em Los Angeles.

Já os vencedores das categorias principais ganham US$ 5 mil, equipamentos Sony Digital Imaging e uma imersão exclusiva de quatro dias no Sony Pictures Studios, com workshops, masterclasses e encontros com executivos e criadores da indústria audiovisual.

Inscrições: sonyfuturefilmmakerawards.com

Sobre a Sony Corporation
Sony Corporation é uma subsidiária integral da Sony Group Corporation e é responsável pelos negócios de Entertainment, Technology & Services (ET&S). Com a missão de “criar o futuro do entretenimento por meio do poder da tecnologia junto aos criadores”, a empresa busca continuar entregando o conceito Kando a pessoas no mundo todo. Saiba mais em: sony.net.

*Kando é uma palavra japonesa que traduz a sensação de encanto e emoção ao vivenciar algo belo e surpreendente pela primeira vez.

Sobre a CREO
Creo idealiza e organiza eventos e programas em três frentes principais: fotografia, cinema e arte contemporânea. Desde 2007, sua missão é desenvolver oportunidades para criadores e ampliar o alcance de suas atividades culturais. Entre seus projetos de destaque estão o Sony World Photography Awards, o Sony Future Filmmaker Awards, a PHOTOFAIRS e a Photo London. Em parceria com a Angus Montgomery Arts (AMA), a Creo ajuda a realizar iniciativas que incluem algumas das principais feiras de arte do mundo. Saiba mais em: creoarts.com

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui