‘Oligarcas do Poder’ revela como Putin usa força de empresários para aumentar seu poder (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Curta!)

CurtaOn – Clube de Documentários preparou a pasta especial “Dinheiro e Poder”, com produções que abordam a temática, seja através de eventos históricos, questões contemporâneas como as criptomoedas ou mesmo discutindo a formação de organizações criminosas. Ao todo, são 25 conteúdos entre documentários e episódios de séries que debatem o assunto, sob diferentes perspectivas e abordagens.

Com milhões de visualizações na Europa, um dos destaques é a série documental “Os Oligarcas de Putin” que, em três episódios, apresenta e disseca a ligação íntima entre poder público e privado na Rússia sob o comando de Vladimir Putin. Outra produção que estuda a economia global é “Máfia e Bancos”, com três episódios que analisam as origens e a expansão das grandes organizações criminosas, denunciando os círculos de poder e o sistema financeiro.

Os assinantes também têm à disposição documentários variados sobre a economia nacional e a história do Brasil. “Terra Revolta: João Pinheiro Neto e a Reforma Agrária” refaz, a partir da vida e da trajetória acadêmica e política do ex-ministro do Trabalho e presidente da Superintendência da Reforma Agrária (SUPRA), a história da luta e direitos sobre a terra no Brasil. Viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), a série “Histórias da Gente Brasileira” faz uma instigante e diversa pesquisa sobre a identidade do povo brasileiro, incluindo aspectos da formação econômica e social do país, desde os tempos de colônia até a República.

Outra produção viabilizada pelo FSA é o documentário “O Outro Lado da Moeda”. A partir de depoimentos inéditos de economistas, historiadores e especialistas, a obra faz uma cronologia da história da moeda e analisa panoramas e inovações que transformaram o modo como o dinheiro circula e, consequentemente, a sociedade, como as moedas comunitárias e as criptomoedas. O mundo digital também é debatido no documentário “Decifrando a Criptomoeda”, que explica e analisa novas tecnologias como os bitcoins.

As outras obras no catálogo também abordam capítulos da história como a Segunda Guerra Mundial e o Brasil nos tempos de colônia e Império, com análises sobre a formação e os projetos econômicos, além de outros temas e debates contemporâneos. Confira todos os títulos:

“Dinheiro e Consumo” (episódio da série No Caminho do Bem); “O Plano Marshall Salvou a Europa?” (episódio da série Mitos da História); “Possuindo a Terra”, “Meu Corpo Me Pertence”, “Inviolável e Sagrado”, e “Patenteando a Vida” (episódios da série O Que Possuímos? – O Conceito de Propriedade ao Redor do Mundo); “Uma Economia da Morte” e “Uma Guerra Mundial a Crédito” (episódios da série Dinheiro Sujo: Por Dentro da Economia Nazista); “Colônia – Trabalho e açúcar”, “Colônia – Febre do Ouro” e “Império – Sim, Nós Temos Café” (episódios da série Histórias da Gente Brasileira); “Faça os Ricos Pagarem”, “Riqueza Irrestrita” e “O Paraíso dos Milionários” (episódios da série Capitalismo Americano – O Culto à Riqueza); “Decifrando a Criptomoeda”; “Siga o Dinheiro”, “A Rede Global do Crime” e “A Era dos Pioneiros” (episódios da série Máfia & Bancos); “O Outro Lado da Moeda”; “Terra Revolta: João Pinheiro Neto e a Reforma Agrária”; “A Mobilização Social” e “A Vitória Soviética” (episódios da série Dinheiro Sujo: Por Dentro da Economia Soviética); “O Controle do Petróleo”, “A Conquista do Ocidente” e “A Participação na Guerra” (da série Os Oligarcas de Putin).

O CurtaOn – Clube de Documentários é o streaming do Curta!, disponível no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). Novos assinantes no site oficial e no Prime Video Channels têm direito a sete dias de degustação gratuita. O catálogo é formado por centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui