(Foto: Divulgação/ CurtaENEM/ Ateliê de Comunicação)

O Estação NET Rio recebeu dezenas de estudantes da rede pública e de cursinhos populares, além de professores e gestores educacionais, nesta quarta-feira (7/8) com a ação especial do projeto CurtaENEM durante o Festival Curta! Documentários. A ação contou com uma aula preparatória no cinema, uma oficina formativa e um painel sobre políticas públicas para o uso do audiovisual nas escolas.

A proposta foi mostrar como filmes e séries brasileiras podem ser ferramentas pedagógicas para o Ensino Médio, conectando currículo escolar e realidade social. Os encontros foram transmitidos ao vivo com interpretação em Libras e já estão disponíveis no canal CurtaEdu no YouTube. Os filmes exibidos também podem ser acessados gratuitamente pela plataforma www.curtaenem.org.br.

“Vejo duas grandes contribuições: ampliar as possibilidades de ensino e democratizar o acesso ao cinema para essa juventude das periferias. […] É um recurso pedagógico fundamental.” – Professor Francisco

SESSÕES LOTADAS E DEBATE QUALIFICADO
A programação teve início pela manhã com a sessão “Estudando com Filmes: temas para o ENEM”, voltada a alunos do Ensino Médio. Trechos de documentários como Zumbi Presente!Intolerância e Agenda 2030 foram exibidos com mediação de professores.

Na parte da tarde, a oficina “Ensinando com Filmes: oficina Procura-se Professor Autor” reuniu educadores de diferentes regiões do país. O destaque foi a participação do filósofo e educador Renato Noguera, que apresentou sua curadoria de filmes e abordagens interdisciplinares para temas como ética, filosofia, representatividade e letramento afetivo.

“Para que o mundo caiba no mundo é necessário contracolonizar o conhecimento” — Renato Noguera, filósofo e convidado da oficina

O dia foi encerrado com o painel “Audiovisual na Educação: Políticas Públicas e Estratégias de Difusão nas Escolas”, com Carlos Seabra (Oficina Digital), Letícia Couto (Instituto Claro), Roseday Nascimento (SEEDUC-RJ) e Fernando Sousa e Gabriel Barbosa (diretores do filme “Rio, Negro”).

A mesa discutiu experiências concretas, desafios de infraestrutura e caminhos possíveis para ampliar o uso de filmes como política educacional.

“O audiovisual não é só uma linguagem artística, é uma ferramenta de pensamento. O estudante que aprende a montar um vídeo aprende a organizar ideias.” – Carlos Seabra

CURTAENEM: CINEMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Com mais de 400 filmes e séries, organizados por área do conhecimento, tema da BNCC e conteúdos do ENEM, o CurtaENEM oferece recursos gratuitos para educadores e estudantes de todo o Brasil. Além do catálogo, a plataforma inclui planos de aula, trilhas pedagógicas, formações e concursos.

“O audiovisual pode se tornar uma ferramenta viva, criativa e transformadora, à medida que articula a teoria e a prática com debates e provocações.”
— Katia Souza, coordenadora pedagógica do CurtaENEM

Tanto o CurtaENEM quanto o Festival Curta! Documentários têm patrocínio da Claro, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e são realizados pelo Instituto Tamanduá Synapse Cultural, com apoio do Canal Curta!.

ACESSE E PARTICIPE Sessões e debates disponíveis em:
 YouTube – Canal CurtaEdu

Catálogo gratuito de filmes:
 www.curtaenem.org.br

Concurso nacional para professores:
 www.curtaenem.org.br/professorautorcurtaenem

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui