Catálogo do CurtaENEM reúne mais de 400 filmes e episódios de séries, classificados e organizados de acordo com temas, disciplinas e áreas do conhecimento da BNCC. (Fonte: Site CurtaENEM)

CurtaENEM, projeto do CurtaEducação patrocinado pela Claro via Lei de Incentivo à Cultura, completou em agosto de 2025 seu primeiro aniversário e já se consolidou como um dos projetos mais relevantes do país no encontro entre cinema e educação. Criado para apoiar estudantes e professores na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o projeto reúne um catálogo robusto de filmes e séries, formações pedagógicas, concursos, parcerias institucionais e uma presença digital em constante crescimento.

Lançado em agosto de 2024, o CurtaENEM iniciou suas atividades disponibilizando gratuitamente em seu site mais de 300 filmes e episódios de séries organizados de acordo com as áreas do conhecimento. Desde o começo, buscou integrar o audiovisual à prática pedagógica por meio de formações para professores, conduzidas por nomes como Helena Theodoro, Luiz Antonio Simas, Silvana Bahia, Renato Noguera, Elisa Lucinda e Fabio Scarano. Também promoveu concursos que valorizaram professores e estudantes, premiando iniciativas que conectaram filmes à preparação para o exame.

Em 2025, o projeto ampliou seu catálogo (já são mais de 400 obras disponíveis) e alcance e confirmou a força das redes sociais como aliadas da educação. Apenas no primeiro semestre, ultrapassou 1,1 milhão de visualizações de vídeos no Instagram, revelando a potência dos trechos audiovisuais curtos como recurso pedagógico. Essas peças despertam curiosidade, servem como porta de entrada para os filmes completos e contribuem para a ampliação do repertório sociocultural dos alunos.

O CurtaENEM também fortaleceu sua atuação por meio de parcerias. Em julho, participou do Muído – Festival de Cinema de Campina Grande, levando sessões a estudantes do ensino médio, e esteve na Roda de Conversa da SEEDUC-RJ, em encontro com lideranças sobre Educação Antirracista. Essas experiências reforçam a missão do projeto de estar presente no cotidiano escolar: as escolas são as salas de cinema mais importantes do país. Além disso, o projeto também promoveu um dia de atividades voltadas para a educação dentro do Festival Curta! Documentários. No dia 07 de agosto, o cinema Estação NET Rio, no Rio de Janeiro, recebeu mais de 100 alunos e docentes para debater o potencial pedagógico do audiovisual e sua inserção no cotidiano das escolas. O evento também foi transmitido online e está disponível gratuitamente no YouTube do CurtaEducação.

No site do CurtaENEM, os estudantes têm acesso a coleções temáticas que conectam cinema e conteúdos do ENEM. Entre elas, destacam-se: Brasil em Desequilíbrio – A Urgência da Terra (Ciências da Natureza); Autoritarismo e Ditaduras no Mundo Contemporâneo (Ciências Humanas); e Lima Barreto, Pré-Modernismo e a Construção do Modernismo no Brasil (Linguagens). Entre os favoritos do público estão títulos de grande repercussão, como Ilha das Flores; Rio, Negro; Watoriki – Conversa com Davi Kopenawa; Leopoldina – A Imperatriz do Brasil; Biocêntricos; e Dopamina – Os Efeitos das Redes Sociais no Cérebro. Em 2025, ganharam destaque ainda filmes como Favela é Moda, Imagine uma Menina com Cabelos de Brasil, Carolina Maria de Jesus e Fake News – Made in Brazil, evidenciando a diversidade de temas e formatos que dialogam com a juventude e fortalecem a preparação para o exame.

Desde sua estreia, o projeto mostrou sintonia com os debates nacionais. Em 2024, trabalhou de forma intensa com alunos e professores o tema que viria a ser escolhido para a redação do ENEM: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A primeira aula da formação de professores, conduzida por Helena Theodoro, tratou justamente desse assunto, exemplificando como o CurtaENEM conecta o audiovisual às questões mais urgentes da sociedade.

Para Katia Montinelli, coordenadora pedagógica do CurtaENEM, “o cinema dentro do projeto não é apenas um recurso ilustrativo, mas uma ferramenta de pensamento. Quando um estudante reconhece um trecho e conecta aquilo a um tema da prova, ele amplia sua capacidade de argumentar e interpretar. Esse é o salto que já observamos nas escolas: alunos mais confiantes e professores mais bem preparados.”

A produtora Vanessa de Araújo Souza reforça a perspectiva de futuro: “Mais de um milhão de visualizações em seis meses não representam apenas um número, mas a prova do interesse dos jovens por novas formas de aprender. Nosso foco agora é ampliar esse alcance, estar cada vez mais presentes no cotidiano escolar, lado a lado com professores e gestores, para transformar curiosidade em aprendizado. Vemos as escolas como as salas de cinema mais importantes do país — e é com esse espírito que buscamos novos parceiros para fortalecer e expandir esse movimento.”

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