Cena de ‘Fogo Abismo’ (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Roni Sousa)

Entre cinzas e memórias, um fogo íntimo reacende a infância e transforma a periferia de Brasília em poesia de cinema. O cineasta e pesquisador brasiliense Roni Sousa estreia na direção cinematográfica com Fogo Abismo, único filme do Distrito Federal selecionado para a Mostra Competitiva Nacional do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, e que será exibido no histórico Cine Brasília, dia 19 de setembro, às 21h. O documentário revisita lembranças da infância do diretor na Vila Rabelo, ocupação localizada em Sobradinho II, na Capital Federal, entrelaçando memória pessoal, arquivos de família e fabulação.

Roni Sousa, o diretor de ‘Fogo Abismo’ (Foto: Divulgação)

Gravado em diálogo com os moradores da Vila Rabelo, a produção é fruto de um processo de criação enraizado no território. Ao unir registros íntimos, elementos ficcionais e reflexões subjetivas, Fogo Abismo resgata experiências periféricas e coloca em cena temas que atravessam tanto a vida local quanto debates mais amplos sobre desigualdade, racismo ambiental e resistência.

A seleção como o único cineasta de Brasília na competição nacional traz um significado especial: “Estou muito feliz, é realmente uma enorme honra. Tenho um carinho imenso pelo Festival de Brasília e pelo Cine Brasília, espaço que sempre frequentei como espectador apaixonado. Estrear ali como diretor, com um filme independente e feito sem recursos, ao lado de produções tão grandes e importantes, é emocionante. Isso mostra que o cinema tem espaço para todos — e que obras criadas na periferia também têm potência e lugar nessa história”, celebra.

Segundo Eduardo Valente, diretor artístico do Festival, a força do curta – totalmente independente – é inegável. “A gente tem, do DF, um filme muito, muito potente: Fogo Abismo, de Roni Sousa. Um filme que é bom não dividir muito, para não tirar a surpresa quando vocês virem. Mas eu diria que o título já traz uma pista sobre as questões da temporada seca, os incêndios e as relações disso com questões não só ambientais, mas humanas e sociais em Brasília”, afirmou, durante a coletiva de imprensa do evento.

Serviço
Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – Mostra Competitiva Nacional
Exibição de Fogo Abismo
Local: Cine Brasília
Data: 19 de setembro de 2025
Horário: 21h

Ficha técnica
Fogo Abismo
Documentário, 11m45s, Distrito Federal, Livre
Direção, roteiro, direção de arte, trilha sonora, edição de som e montagem: Roni Sousa
Direção de fotografia: Rodrigo Resende Coutinho e Roni Sousa
Elenco: José Luiz, Jorge Sousa, Luzia Lopes e Roni Sousa
Sinopse: As lembranças da infância na Vila Rabelo, uma das maiores ocupações de Brasília, ganham forma entre fotografias de família, arquivos e imagens fabulares. Uma carta de 2002 faz emergir afeto, ausência, fogo e resistência – entre o quintal e a cidade, entre o pai que constrói casas para outros e a mãe que sonha com a partida. Um carrinho, um incêndio e uma fuga interrompida revelam a dor e o desejo de pertencimento da criança à margem da capital brasileira.

Cartaz de ‘Fogo Abismo’ (Arte: Divulgação/ Roni Sousa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui