Cena do filme ‘Anjos Caídos’ (1995), de Wong Kar-wai (Foto: Divulgação)

Wong-Kar-wai, cineasta chinês conhecido por obras como “Anjos caídos”, “Amor à flor da pele” e “Dias selvagens”, é tema de um curso no MIS que tem início em setembro. Este é apenas um dos destaques entre os cursos oferecidos no mês pelo Museu, que ainda incluem aulas sobre animações da Pixartécnicas fotográficasroteiro de curta-metragemprodução publicitáriahistória social da arte e muito mais.

Confira, abaixo, todas as opções de cursos do MIS que começam em setembro. Outros detalhes, como valores, datas, duração e descontos, podem ser conferidos no site do Museu: https://mis-sp.org.br/cursos/

Silêncios e fraturas no tempo: o cinema de Wong Kar-wai
Curso presencial | 1, 2, 8 e 9 de setembro, segundas e terças, das 19h às 21h
Wong Kar-wai construiu uma filmografia particular. Ao longo de quatro décadas, dirigiu filmes de atmosfera nostálgica em torno dos encontros e desencontros amorosos de seus personagens. O visual marcante, os efeitos de câmera e o desenho sonoro com fortes trilhas musicais e narrações dos personagens amplificam o universo inebriante dos seus enredos. Este curso se dedica à obra do diretor, desde o período como roteirista, nos anos 1980, até a consagração mundial.

A narrativa mítica da Pixar na escrita criativa
Curso on-line | 1, 2, 3, 8, 9 e 10 de setembro, segundas, terças e quartas, das 19h às 21h
Debate sobre três obras da Pixar que utilizam o conceito de narrativa mítica para provocar no público questões essenciais da humanidade. As aulas abordarão os longas animados “Wall-E” (2008), “Divertidamente” (2015) e “Soul” (2020), que se conectam ao retratarem as relações e emoções humanas, visando ampliar a identificação do público com as questões e os temas propostos em seus filmes.

História social da arte I: do Renascimento ao romantismo
Curso on-line | 02, 04, 09 e 11 de setembro, terças e quintas, das 19h às 21h
Curso divido em quatro módulos – que também podem ser cursados separadamente – e que percorre a longa jornada da individuação na história da arte na modernidade, particularmente no mundo europeu do século 14 ao início do século 19. Baseadas em uma ampla referência historiográfica, as aulas estabelecem uma relação entre o naturalismo na história da pintura e o processo de individualidade burguesa, adentrando as guildas de pintores a partir do século 15. Este processo também é analisado, em partes, na literatura e na filosofia. O curso avança pela história do Renascimento, do barroco, do neoclassicismo e do romantismo, envolvendo os grandes pintores e análise dos movimentos artísticos.

Cianotipia – do negativo digital às viragens de tons
Curso presencial | 9, 16, 23 e 30 de setembro e 07 de outubro, terças, das 19h às 22h
Como processo fotográfico histórico não dominante, a cianotipia se colocou no lugar de experimentação artística variada, indo desde Anna Atkins, que produz o primeiro livro fotográfico da história, com cianotipias botânicas, a Diana H. Bloomfield e suas criações contemporâneas, tendo a cianotipia como processo. O curso apresentará a cianotipia e suas possibilidades, como também abrirá espaço para as possibilidades de viragens de tons, criando novas dimensões e camadas à cianotipia.

De uma tela para outra: história da arte como história do cinema
Curso presencial | 10, 11, 17, 18 e 24 de setembro, quartas e quintas, das 19h às 21h
O curso reflete sobre o cinema enquanto invenção da modernidade e sua evolução paralela e influenciada pelas vanguardas históricas na arte do início do século 20, enquanto diretores procuravam desenvolver uma linguagem original para esse novo meio de comunicação voltando-se para as rupturas visuais de movimentos como o impressionismo, o expressionismo, o dadaísmo, o surrealismo etc. Pretende-se contextualizar histórica e esteticamente tais movimentos nas artes e como filmes produzidos nas primeiras três décadas do século dialogam com as transformações estilísticas, filosóficas e ideológicas do período.

História em quadrinhos em uma página
Curso presencial | 15, 16, 17, 18 e 19 de setembro, segunda a sexta, das 19h às 21h
O curso ensina o desenvolvimento de uma história em quadrinhos em uma página. A proposta é criar personagens com estilo despretensioso e experimental, inspirados em animações como “Irmão do Jorel”, “Hora de aventura”, “Apenas um show”, “Flap Jack”, “Titio avô”, entre outras.

História social da arte II: do mundo idílio à feiura maneirista
Curso on-line | 16, 18, 23 e 25 de setembro, terças e quintas, das 19h às 21h
No segundo módulo do curso “História social da arte”, serão abordados tópicos como o Renascimento idílico e rebelde de Hieronymus Bosch, o maneirismo e a crise da Renascença e a aparição do romance cervantino e a derrota da cavalaria.

Orientação de roteiro para curta-metragem
Curso presencial | 22 e 29 de setembro, 06, 20 e 27 de outubro e 3, 10 e 17 de novembro, segundas-feiras, das 19h às 21h
O curso visa oferecer uma orientação para roteiros por meio de leituras guiadas e feedback coletivo — alunos e professor trabalham roteiros já desenvolvidos em primeiro tratamento. Os textos serão formatados profissionalmente e aprimorados via exercícios práticos dentro e fora da sala.

Caminhos para distribuição no cinema independente
Curso presencial | 23, 25 e 30 de setembro e 2 de outubro, terças e quintas, das 19h às 21h
O curso tem como objetivo apresentar os atores, processos e estratégias para levar os filmes ao público, seja em salas de cinema, plataformas digitais, TV fechada e aberta e outros espaços que contemplem o que se chama de “calda longa”. Nas aulas, serão abordadas as várias e complexas etapas do processo de distribuição, que vão desde a negociação dos direitos de exibição, passando por estratégia de festivais, até a promoção e o lançamento das obras.

Ordem do dia: produção para publicidade
Curso presencial | 24 e 29 de setembro e 1, 6 e 8 de outubro, segundas e quartas, das 19h às 21h
O curso oferece uma visão prática da produção audiovisual publicitária, cobrindo planejamento, orçamento, execução no set e entrega final. As aulas são voltadas para iniciantes e produtores independentes, e apresentam caminhos para transformar um briefing em filme, montar equipes, lidar com fornecedores e gerenciar um set. Através de uma abordagem leve e baseada em experiências reais, o curso é ideal para quem quer entender a produção publicitária na prática e dar os primeiros passos na área.

História social da arte III: o mundo Barroco
Curso online | 30 de setembro e 2, 7 e 9 de outubro, terças e quintas, das 19h às 21h
O terceiro módulo do curso “História social da arte” abordará os seguintes tópicos: o barroco católico e Caravaggio; Rubens e o barroco na era da Guerra dos Trinta Anos; o realismo espanhol de Velázquez; e Rembrandt e o mercado de arte holandês.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui