Os manuais de jornalismo recomendam que o repórter se distancie dos personagens da matéria. Por um caminho inesperado, essa prática vai se tornando cada vez mais desafiadora em Apenas Alguns Dias (Quelques Jours Pas Plus). Definido pela própria diretora Julie Navarro como uma ‘comédia social’, o filme apresenta a história da improvável amizade entre o jornalista Arthur Bernier (Benjamin Biolay) e o imigrante Daoud (Amrullah Safi), nascida do interesse amoroso de Bernier pela ativista Mathilde (Camille Cottin). Vencedor do Prêmio do Público no Festival Varilux de Cinema Francês 2024, o longa chega aos cinemas no dia 24 de julho, numa codistribuição Bonfilm e O2 Play.
De personalidade sisuda e atitudes desregradas, Arthur Bernier é um famoso crítico musical que vive como se fosse ele mesmo um astro do rock. Deslocado, como punição, para a editoria de reportagens gerais do jornal, sua primeira missão é cobrir uma desocupação de um campo de imigrantes ilegais. E é lá que ele se encanta com Mathilde e, para agradar a ativista da organização de ajuda aos imigrantes, ele acolhe Daoud, jovem que chegou a Paris vindo do Afeganistão.
Bernier acredita que irá dividir seu pequeno e bagunçado apartamento – com espaço apenas para sua coleção de vinis – com Daoud por poucos dias, somente enquanto o convidado tenta regularizar sua situação e partir para a Inglaterra, onde irá se reencontrar com a família. A burocracia, contudo, alonga o período e proporciona momentos que tanto emocionam e divertem quanto provocam reflexões sobre a situação dos refugiados nas grandes capitais.
Com uma interação leve e divertida entre os três protagonistas, e demais personagens periféricos, como a filha de Bernier, e atuações de alto nível, com destaque para Amrullah Safi, ele mesmo um refugiado do Afeganistão (e cozinheiro, como seu personagem), o filme mostra a força do cinema francês em debater um dos principais desafios humanitários contemporâneos.
“Interessou-me mostrar como Daoud, o jovem afegão exposto aos perigos do exílio, dará um novo sentido à vida de Arthur. É óbvio que Arthur nunca passará por uma transformação radical, mas, aos poucos, seu relacionamento com Daoud trará luz à sua vida. Também gostei da ideia de reunir um grupo tão heterogêneo de pessoas em torno da mesma mesa”, conta Julie Navarro.
Em sua estreia em longas, a diretora mostra como as dúvidas e incertezas permeiam todo o período dos imigrantes no país de refúgio e como uma rede de apoio calorosa pode transformar essa experiência, e para os dois lados. A troca cultural enriquece o cotidiano de cada personagem, que fortalecem seus laços à medida que se aproximam e compartilham seus sonhos.
“Acima de tudo, é um filme sobre amizade e família, as famílias que herdamos, mas também aquelas que criamos para nós mesmos”, define a diretora.
Apenas Alguns Dias – Quelques Jours Pas Plus
Estreia: 24 de julho de 2025
2024 / 1h43 / Comédia Dramática
Com: Camille Cottin, Benjamin Biolay, Amrullah Safi
Direção: Julie Navarro
Classificação indicativa: 12 anos
Codistribuição no Brasil: Bonfilm e O2 Play
Sinopse: Arthur Berthier, um crítico de rock relegado às reportagens gerais após destruir um quarto de hotel, é ferido por um policial enquanto cobre a desocupação de um campo de migrantes. Nessa ocasião, ele se apaixona por Mathilde, a líder da associação Solidariedade Exilados. Querendo ajudar e agradá-la, ele concorda em abrigar Daoud, um jovem afegão, pensando que será por apenas alguns dias.

Ownnn…Adorei o enredo!! Quero assistir 🥰🥰