(Foto: Divulgação/ SPCine)

O projeto setorial Brazilian Content abre hoje o primeiro chamamento para o Programa NextFrame São Paulo – Local Voices, Global Markets. A iniciativa inédita promoverá a participação de 180 profissionais paulistanos em 13 eventos internacionais ao longo de 2025 e 2026. Realizado pelo Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros – ICAB em parceria com o Brazilian Content com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, realizada pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo e a Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo – Spcine, o programa estimula coproduções, prestação de serviços, licenciamentos e atração de investimentos, reforçando a presença do audiovisual paulistano no mercado global.

Foram divulgadas hoje as diretrizes gerais do programa, bem como o chamamento para o primeiro evento contemplado, o Pixelatl, que acontece de 9 a 13 de setembro em Guadalajara, México. Ainda em 2025 haverá apoio à participação em outros três eventos:, MIPCOM (13 a 16 de outubro em Cannes, França), AFRIFF (2 a 8 de novembro em Lagos, Nigéria) e Ventana Sur (1º a 5 de dezembro em Buenos Aires, Argentina). Em 2026 mais nove eventos contarão com apoio pelo programa (confira a lista completa abaixo). O período de inscrições para cada ação específica será aberto no mínimo 60 dias antes da data do evento correspondente; o edital completo e o formulário de inscrição para o Pixelatl estão disponíveis no site do ICAB.

Sobre o Programa
NextFrame São Paulo é o programa de internacionalização do audiovisual paulistano que conecta vozes locais a mercados globais. Por meio de convocatórias quadrimestrais, oferece, conforme o perfil de inscrição, apoio logístico ou apoio financeiro – com credenciais, oficinas preparatórias, mentorias coletivas e suporte in loco (intérpretes, equipe local, uso de stand e ações de networking). Como forma de garantir a equidade e diversidade na formação das delegações apoiadas pelo programa, ao menos 25% (vinte e cinco por cento) das vagas serão destinadas a pessoas negras; 10% (dez por cento) para pessoas indígenas; 5% (cinco por cento) de pessoas com necessidades especiais; e 5% (cinco por cento) para pessoas trans, conforme o perfil e número de vagas de cada evento.

“A difusão global de conteúdos audiovisuais, impulsionada pelas plataformas de streaming, nos exige capacitação e atualização permanente em todo o ecossistema do audiovisual brasileiro. E a internacionalização, não somente na participação em eventos de mercado no exterior, mas o intercâmbio e o conhecimento qualificado de modelos de produção, assim como dos modelos de negócios, são a melhor estratégia para inserção de nossos conteúdos”, afirma Mauro Garcia, diretor executivo do ICAB.

Em edições anteriores, ICAB, Brazilian Content e Spcine já levaram delegações ao American Film Market – AFM (EUA), South by Southwest – SXSW (EUA), Festival de Annecy/MIFA (França), Asia Content and Film Market – ACFM (Coréia do Sul), Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou – FESPACO (Burkina Faso) e outros.

Eventos previstos

  1. Pixelatl 2025 – 9 a 13 de setembro de 2025 – Guadalajara, México
  2. MIPCOM 2025 – 13 a 16 de outubro de 2025 – Cannes, França
  3. Africa International Film Festival (AFRIFF) 2025 – 2 a 8 de novembro de 2025 – Lagos, Nigéria
  4. Ventana Sur 2025 – 1º a 5 de dezembro – Buenos Aires, Argentina
  5. Content Americas 2026 – 20 a 22 de janeiro de 2026 – Miami, EUA
  6. Clermont-Ferrand International Short Film Festival 2026 – 30 de janeiro a 8 de fevereiro de 2026 – Clermont-Ferrand, França
  7. European Film Market (EFM) / Berlinale 2026 – 11 a 18 de fevereiro de 2026, Berlim, Alemanha
  8. South By Southwest (SXSW) 2026 – 12 a 18 de março de 2026 – Austin, Texas
  9. Series Mania 2026 – 24 a 26 de março de 2026 – Lille, França
  10. Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias (FICCI) – abril de 2026, datas a confirmar – Cartagena, Colômbia
  11. Marché du Film 2026 – 12 a 20 de maio (a confirmar) – Cannes, França
  12. Annecy Festival / MIFA 2026 – 9 a 14 de junho (a confirmar) – Annecy, França
  13. Bogotá Audiovisual Market (BAM) 2026 – julho de 2026, datas a confirmar – Bogotá, Colômbia

Sobre o ICAB
O Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) é um hub estratégico dedicado à conexão, gestão, promoção e qualificação do audiovisual em todas as suas expressões. Fundado em 14 de maio de 2014, nasceu da necessidade de fortalecer a produção brasileira e ampliar sua inserção no mercado internacional, inspirando-se em institutos globais de referência. Por meio de programas de internacionalização, eventos, capacitações e parcerias, o ICAB promove a troca permanente de conhecimentos e práticas, impulsionando negócios, qualificando profissionais e valorizando a diversidade criativa do setor audiovisual nacional.

Sobre o Brazilian Content
O Brazilian Content é um programa especializado, sem fins lucrativos, que tem como objetivos promover novas oportunidades de coprodução e exportação de conteúdo e serviços de audiovisual e novas mídias; capacitar para a internacionalização empresas independentes e instituições do setor audiovisual brasileiro e de novas mídias; e difundir o conteúdo brasileiro independente no cenário global. Criado em 2004 por meio de parceria entre a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Secretaria do Audiovisual, nos últimos dez anos o BrC gerou US$ 279 milhões para as empresas brasileiras participantes. Atualmente 115 produtoras e distribuidoras independentes das cinco regiões do Brasil participam do programa. Para dúvidas e mais informações, entre em contato com a nossa equipe através do e-mail international@braziliancontent.com ou visite o nosso site, braziliancontent.com.

Sobre a Spcine
Criada em 2015, a Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui