
Apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Nubank, o CINEMA INFLÁVEL está de volta às cidades brasileiras e, pela primeira vez, chega à Bahia. O evento, realizado pela D+3 Produções, em coprodução com a Maré Produções, exibirá filmes de diversos gêneros em espaços públicos de regiões com acesso limitado ao cinema. Com uma tela inflável de 10 x 6 metros, a iniciativa é gratuita, conta com distribuição de pipoca e tem capacidade de até 800 pessoas por sessão. Em 2025, o Cinema Inflável já passou por localidades próximas do Distrito Federal, onde reuniu mais de 18 mil pessoas, e agora chega à Bahia. O evento, que conta também com atividades culturais, recreação infantil e exibição de curtas e clipes de artistas locais, busca tornar a experiência do cinema ao ar livre mais acessível e fazer com que o público se apaixone ainda mais pela sétima arte.
O pontapé inicial da temporada baiana será em Cachoeira, no próximo final de semana, entre 26 e 28 de setembro (sexta, sábado e domingo), na Praça da Aclamação. Os filmes escolhidos foram “Moana”, que acompanha a corajosa jovem de Motonui em uma aventura pelo mar e marca a estreia do evento, no dia 26; “Viva – A Vida É Uma Festa”, animação que se passa no México e conta a história de Miguel, que sonha em ser músico, e será a atração do sábado, dia 27; e “Nosso Sonho”, com a emocionante trajetória da dupla Claudinho e Buchecha, que encerra as sessões em Cachoeira no domingo, 28.
Além dos longas exibidos a cada noite, o Cinema Inflável prestigia a produção cultural local com a exibição de curtas-metragens e videoclipes realizados por artistas da região. A programação em Cachoeira inclui ainda a participação do Muleki é Tu: Cria-Ativa, ponto de cultura local que tem o objetivo de formar novas lideranças e multiplicadores, capacitando profissionais para alimentar o mercado criativo da cultura da região; e recreação infantil com o GAMGE (Grupo de Apoio ao Menor Gotas de Esperança), que vai promover oficinas de capoeira e dança afro, além de contação de histórias.
O evento seguirá na Bahia até dezembro e o calendário completo de cidades por onde o Cinema Inflável vai passar pode ser acompanhado nas redes sociais do projeto @cinemainflavel. O Cinema Inflável acontece no Brasil desde 2013 e teve início com 14 edições em locais no estado do Rio de Janeiro, como Nova Iguaçu, Rio das Pedras, Guapimirim e Itaboraí. Neste ano, a primeira temporada foi no Distrito Federal e reuniu mais de 18 mil pessoas em 12 edições em lugares como Ceilândia, Vila Telebrasília e Candangolândia.
PROGRAMAÇÃO
Cachoeira – De 26 a 28 de setembro
Praça da Aclamação
Entrada gratuita
Dia 26 de setembro (sexta)
- 18h – Abertura do evento + Ponto de Cultura Muleki é Tu: Cria-Ativa + Recreação Oficina de capoeira com GAMGE – Grupo de Apoio ao Menor Gotas de Esperança
- 19h – Início da sessão
Exibição de curtas/clipes
Filme: “Moana” (Dublado) | Classificação: Livre
Dia 27 de setembro (sábado)
- 18h – Abertura do evento + Recreação oficina de dança afro com GAMGE – Grupo de Apoio ao Menor Gotas de Esperança
- 19h – Início da sessão
Exibição de curtas/clipes
Filme: “Viva – A Vida É Uma Festa” (Dublado) | Classificação: Livre
Dia 28 de setembro (domingo)
- 18h – Abertura do evento + Recreação contação de história com GAMGE – Grupo de Apoio ao Menor Gotas de Esperança
- 19h – Início da sessão
Exibição de curtas/clipes
Filme: “Nosso Sonho” (Nacional) | Classificação: 12 anos
Sensacional!!Projeto maravilhoso!!!🇧🇷🇧🇷🙏🏻🙏🏻