Documentário mostra transformações de Belém às vésperas da COP 30. (Crédito: Reprodução/ Divulgação/ Canal Futura)

O Canal Futura lança neste sábado (29), o filme Amazônia Urbana: Belém entre dois mundos. Guiada pela voz do rio, a produção mergulha nas contradições das transformações de uma cidade amazônica em um cenário para a COP30, a Conferência do Clima da Organizações das Nações Unidas (ONU), concluída na última sexta-feira, 21/11. A obra foi pré-lançada na Casa Futura, em Belém, às vésperas da conferência.

O filme Amazônia Urbana foi o longa vencedor do 15º Doc Futura, iniciativa realizada pelo canal para ampliar a participação de produções independentes e diversas no veículo. O pitching recebe inscrições de realizadores de todo o país. Os filmes produzidos por meio do edital costumam abordar causas sociais importantes a partir da perspectiva de realizadores locais e personagens das comunidades.

Juliana Oliveira, líder de projetos da Fundação Roberto Marinho, ressalta a importância do tema e fala sobre a contribuição do Doc Futura para a geração de debates sociais. “Há 15 anos, por meio do Doc Futura, o canal tem sido um espaço de escuta e de encontro. A cada edição, a gente se conecta com histórias que nos fazem olhar o Brasil de forma mais sensível, que transformam quem assiste e quem faz. Ter um filme sobre a Amazônia alcançando todo o Brasil, justamente nesse período em que aconteceu a COP 30, em Belém, reforça a potência dessa escuta — um convite para o país inteiro reconhecer o valor, a diversidade e a urgência de proteger esse território”.

“Eu sou muito grata por esse documentário e por tudo o que ele representa. O filme chega em um momento em que todos os olhares estão voltados para Belém, e minha expectativa é que o público veja a cidade real, a Belém do povo que luta e mantém viva sua cultura e sua identidade. Amazônia Urbana convida à reflexão sobre o que está acontecendo com a cidade e com as pessoas que a constroem todos os dias, especialmente as comunidades que, historicamente, têm sido tratadas com abandono”, destaca Aída Neto, diretora do filme.

Da esquerda para a direita: Aída Neto e Aline Paes, diretoras de ‘Amazônia Urbana’.(Crédito: Reprodução/ Divulgação/ Canal Futura)

A iniciativa DOC Futura
Ao longo dos últimos anos, os documentários do DOC Futura abordaram assuntos que impactaram o debate público. Alguns deles, inclusive, receberam indicações ao Emmy, como ‘De Volta’, em 2014, e ‘A Primeira Pedra’, em 2019. Os filmes mobilizaram temas interessantes, complexos e atuais como a sexualidade das pessoas com deficiência física, as ocupações em São Paulo, direitos humanos, saúde mental, as lutas da comunidade LGBTQIAPN+., linchamento, migrações, violência armada, movimento feminista, democracia, entre tantos outros.

Sobre o Canal Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI – DN / SENAI – DN; SESI – SP; Fundação Bradesco; Itaú Social e Globo.

O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:

  • Net e Claro TV – 534 HD e 34
  • Sky – 434 HD e 34
  • Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
  • Oi TV – 35

O sinal ao vivo também pode ser acessado, gratuitamente, por meio do Globoplay. Para isso, basta fazer o cadastro na plataforma e assistir ao Futura sem pagar nada por isso. Além da programação ao vivo, também é possível acessar os programas pelo catálogo e assistir o que quiser, quando quiser e tudo isso sem custo.

O Futura está presente nas redes sociais: TikTokInstagramXFacebook e YouTube. Vários programas estão inteiramente disponíveis no YouTube. Inscreva-se e acompanhe o conteúdo do Futura!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui