
Em um momento em que a inteligência artificial redefine rapidamente modos de comunicar, educar e trabalhar, o Café Filosófico CPFL debate o tema “A aceleração no divã: sociedade e comunicação na Era da IA”. Com curadoria do comunicador e educador Marcelo Tas, a proposta do módulo de agosto é transformar o palco do programa em um laboratório de escuta e reflexão sobre os efeitos dessa transformação acelerada nas nossas subjetividades, relações e práticas cotidianas.
A abertura da série será em 7 de agosto, às 19h, com a palestra “A comunicação em desequilíbrio: riscos e oportunidades da transformação que já chegou”, apresentada pelo próprio Marcelo Tas. Com uma abordagem acessível e baseada em experiências pessoais e profissionais, o curador lança luz sobre os desafios e aprendizados da era digital, propondo conexões entre comunicação, inovação e sentido em um mundo guiado por algoritmos e velocidade. A partir de sua trajetória na mídia, na educação e no universo digital, Tas questiona: como manter a relevância e a escuta em um cenário de ruído informacional permanente? O encontro terá transmissão ao vivo pelo canal do Café Filosófico CPFL no YouTube.
“A aceleração não é mais uma tendência futura, ela já está entre nós. A proposta deste módulo é olhar para esse novo ritmo com consciência e espírito crítico, buscando novos sentidos e caminhos possíveis”, afirma Marcelo Tas.
A programação segue nas semanas seguintes com convidados de diferentes áreas do conhecimento. No dia 14, a jornalista e pesquisadora Bianca Santana dá continuidade ao debate com a palestra “Memória em rede: comunicação, racismo e desinformação na era da IA”. Na semana seguinte, em 21 de agosto, o psiquiatra Guilherme Polanczyk, referência nacional em saúde mental da infância e adolescência, apresenta a palestra “Aceleração da comunicação nas telas: saúde mental e desigualdade”. Fechando o ciclo, no dia 28 de agosto, o pesquisador Anderson Soares aborda a relação entre tecnologia e inclusão na palestra “Tecnologia, inclusão e inteligência artificial: como a inovação pode ampliar acessos”. Todos as palestras podem ser acompanhadas ao vivo pelo YouTube.
Sobre o palestrante
Marcelo Tas é comunicador e educador com carreira voltada à inovação da linguagem em diversas mídias. Criador de Ernesto Varela, integrou projetos como Rá-Tim-Bum (TV Cultura), CQC (Band) e o reality Batalha Makers (Discovery). Atuou na reformulação do Telecurso (Fundação Roberto Marinho/TV Globo) e na criação de experiências interativas para museus, como o da Língua Portuguesa e o Museu do Amanhã. Com forte presença digital, teve trabalho exposto no MoMA em 2023. Atualmente, apresenta o Provoca e é comentarista do Jornal da Cultura.
Ambiente inspirador de troca e aprendizado
O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e o palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.
Os encontros do Café Filosófico CPFL são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão online será realizada no canal do Café no YouTube. Após a exibição ao vivo, as palestras ficam disponíveis na íntegra no canal, podendo ser assistidas ou revisitadas a qualquer momento pelo público. Além disso, uma versão editada é exibida na TV Cultura, aos domingos, às 21h. Vale destacar que os episódios transmitidos pela TV não correspondem necessariamente às gravações feitas durante a semana.
Confira a programação do módulo:
- 07/08 – quinta-feira, 19h: A comunicação em desequilíbrio: riscos e oportunidades da transformação que já chegou, com Marcelo Tas, comunicador
- 14/08 – quinta-feira, 19h: “Memória em rede: comunicação, racismo e desinformação na era da IA”, com Bianca Santana, jornalista
- 21/08 – quinta-feira, 19h: “Aceleração da comunicação nas telas: saúde mental e desigualdade”, comGuilherme Polanczyk, psiquiatra
- 28/08 – quinta-feira, 19h: “Tecnologia, inclusão e inteligência artificial: como a inovação pode ampliar acessos”, com Anderson Soares, pesquisador
Café para ouvir
Consolidando-se cada vez mais como um produto multiplataforma, com presença estabelecida nos ambientes digital e televisivo, o programa agora também pode ser consumido em formato de áudio. O podcast do Café Filosófico CPFL, disponível no Spotify, revisita reflexões marcantes da trajetória do programa. No episódio desta segunda-feira (04), a escritora Martha Medeiros e o psicanalista Christian Dunker colocam o Amor no Divã: será que esperamos demais do amor? É possível aprender (e desaprender) a amar? Literatura, psicanálise e palavra como matéria-prima do afeto guiam essa conversa instigante. Novos episódios serão lançados semanalmente até novembro de 2025.
O Café na TV
Além do encontro presencial no estúdio, transmitido ao vivo pelo YouTube às quintas-feiras, e da mais nova versão em podcast, o Café Filosófico CPFL conta com duas inserções na TV Cultura: o Café Expresso, programa derivado do Café Filosófico CPFL que combina cenários itinerantes com convidados refletindo sobre diversos temas de forma interdisciplinar, além de uma versão editada do Café Filosófico, gravado nos estúdios, em Campinas. Os episódios do Café Expresso são exibidos todas as terças, às 23h, com reprises aos sábados, às 22h. Já a versão editada vai ao ar aos domingos, em novo horário, às 21h.
O episódio inédito do Café Expresso que vai ao ar nesta terça-feira (05), apresenta o documentário Alertas de Crise, que propõe uma reflexão sobre como grandes crises — climáticas, políticas e territoriais — afetam a vida das pessoas e geram novos desafios em escalas locais. Com narração do antropólogo Michel Alcoforado e participações de especialistas como o cartunista Caco Galhardo (Fervura no Clima) e a linguista Jana Viscardi, o filme percorre diferentes dimensões da crise, ilustradas com imagens de arquivo do cinema e da TV.
Já no domingo (10), o episódio inédito da versão editada para a TV do Café Filosófico CPFL conta com a participação do psicanalista Alexandre Patricio de Almeida abordando os afetos “Culpa, espanto e reparação”, temas centrais na psicanálise que, segundo o especialista, atravessam profundamente a experiência psíquica e os vínculos interpessoais.
Serviço
Café Filosófico CPFL, ao vivo, com Marcelo Tas, comunicador
Quando: 7 de agosto, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação on-line: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br