(Foto: Divulgação/ Geek+)

O Brasil voltou ao pódio do maior campeonato de cosplay do planeta. Representando o país na final mundial do World Cosplay Summit (WCS) 2025, realizada na cidade de Nagoia, no Japão, a dupla brasileira formada por Luis e Kelly conquistou o 3º lugar da competição e também recebeu o prêmio especial concedido pelo júri Alumni, um grupo formado por ex-finalistas e campeões do WCS que reconhece as melhores performances do ano. Essa é a primeira vez em 14 anos que o Brasil sobe ao pódio, além de ser a primeira edição em que o país recebe duas premiações simultâneas.

A conquista consagra o trabalho dos cosplayers selecionados na final nacional realizada no Centro Cultural São Paulo (CCSP), no dia 07 de junho, evento que movimentou o universo geek e a cultura pop japonesa com entrada gratuita, reunindo as melhores duplas de nove estados brasileiros. Produzido pela Agência Geek+, o WCS Brasil consagrou os vencedores após 12 meses de seletivas regionais, garantindo à dupla campeã a viagem com tudo pago ao Japão para representar o Brasil no palco global.

“Essa conquista representa o talento, a dedicação e a força criativa dos cosplayers brasileiros. Ver o Brasil de volta ao pódio e ainda levando dois prêmios na mesma edição é histórico. O WCS é uma vitrine artística e emocional que evidencia tendências, e é uma ótima experiência também para as marcas e jovens se conectarem”, afirma Ana Flávia de Wit, sócia da Agência Geek+ e organizadora do WCS Brasil.

Além do Brasil, os Estados Unidos ficaram com o 1º lugar e a França conquistou o 2º lugar. A final reuniu competidores de mais de 50 países, todos representando seus personagens favoritos da cultura pop japonesa, incluindo animes, mangás e games em performances de até dois minutos com figurinos autorais, coreografias elaboradas, trilhas sonoras originais e estrutura cênica completa.

A dupla brasileira já havia representado o país em 2023, quando também trouxe um prêmio especial para casa. Neste ano, eles reforçaram a potência criativa nacional e emocionaram o público e os jurados com uma apresentação tecnicamente impecável e artisticamente marcante.

A vitória marca uma nova era para o cosplay nacional, evidenciando novamente o Brasil como uma das potências criativas no cenário mundial.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui