
Douglas Silva e Tiago Mello na leitura de roteiro de ‘O Gênio do Crime’ (Foto: Andréia Machado)
O filme O Gênio do Crime, adaptação do clássico infantojuvenil homônimo de João Carlos Marinho, começou a ser rodado nesta segunda-feira (30), na cidade de São Paulo. O elenco conta com Ailton Graça, Marcos Veras, Douglas Silva e Rafael Losso. O longa-metragem é uma produção da Boutique Filmes, com coprodução da Globo Filmes e será distribuído pela Paris Filmes.
A obra acompanha a “turma do Gordo”, quatro amigos que decidem investigar a falsificação de figurinhas da Copa do Mundo e acabam se envolvendo em uma grande aventura pela capital paulista. O grupo será interpretado por Francisco Galvão, Bela Alellaf, Breno Kaneto e Samuel Estevam.
Com direção de Lipe Binder (“Betinho: No Fio da Navalha”; “Império”) e roteiro de Ana Reber (“Depois do Universo”), o longa tem produção de Tiago Mello (“3%”), direção de fotografia assinada por Pedro Sotero (“Bacurau”) e direção de arte de Thales Junqueira (“O Agente Secreto”).
“O livro é marcado por várias situações icônicas na cidade de São Paulo e queremos reproduzi-las no cinema. As locações foram cuidadosamente escolhidas para dar vida a cenas que provocam o imaginário de crianças e jovens que leram o livro, que fez parte da nossa formação. Reunimos uma equipe experiente e criativa, para trazer frescor a essa nova adaptação, ambientada nos dias atuais”, diz Tiago Mello, sócio da Boutique Filmes.
Publicado originalmente em 1969, “O Gênio do Crime” é um dos maiores sucessos da literatura infantojuvenil brasileira. A obra já vendeu mais de um milhão de exemplares e soma 60 edições publicadas. O filme foi contemplado pelo ProAc – iniciativa do Governo do Estado de São Paulo de fomento à cultura – e conta também com recursos do Fundo Setorial e Ancine.
“A adaptação de O Gênio do Crime para os cinemas reforça o compromisso da Globo Filmes com a realização de grandes produções para toda a família. É uma história encantadora que mistura amizade, investigação e a paixão nacional pelo futebol, com todos os ingredientes para cativar diferentes gerações. Estamos confiantes que teremos uma obra muito bem realizada para o público brasileiro”, afirma Flávia Costa, Gerente de Filmes & Infantil, Produtos Digitais Globo.
“Estamos muito felizes em embarcar neste projeto, que homenageia a cidade de São Paulo e celebra um clássico da literatura infantojuvenil brasileira, que cativa o público leitor até hoje com seus personagens inesquecíveis. Temos certeza de que não só os fãs do livro, mas também os fãs de boas histórias como um todo irão amar a adaptação”, diz Marcio Fraccaroli, diretor geral da Paris Filmes.
Sobre a Boutique Filmes
Há treze anos, a produtora se dedica a contar histórias brasileiras de impacto. Com forte presença no mercado internacional, a empresa é sede dos principais talentos da produção independente e parceira dos mais importantes players do mercado como Netflix, Globoplay, Amazon Prime Video, Disney+ e Max. A Boutique Filmes acumula três indicações ao International Emmy Awards e foi uma das pioneiras na produção para streaming no Brasil, com o sucesso internacional “3%”. Em 2021, foi responsável por produzir o primeiro true crime brasileiro da Netflix “Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime”. A produtora também produziu a série de ficção “Temporada de Verão” (Netflix) e “Rota 66” (Globoplay). Atualmente, tem investido em grandes projetos, como: “Véspera” (Max), “Mila no Multiverso” (Disney+), “Negociador” (Prime Video), “Sutura” (Prime Video), “Passinho – O Ritmo dos Sonhos” (Disney+), além de ter lançado os documentais “PCC: O Poder Secreto” (HBOMax), “Flordelis: Questiona ou Adora”(Globoplay) e ”A Vítima Invisível – O Caso Eliza Samudio”(Netflix).
Sobre a Globo Filmes
Construir parcerias que viabilizam e impulsionam o audiovisual nacional para entreter, encantar e inspirar com grandes histórias brasileiras. É assim que a Globo Filmes atua desde 1998 como a maior coprodutora e uma das maiores investidoras do cinema brasileiro. Em 2023, completou 25 anos e chegou à marca de mais de 500 filmes no portfólio e mais de 260 milhões de público acumulado. Como produtora e coprodutora, seu foco é na qualidade artística e na diversidade de conteúdo, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro: comédias, romances, infantojuvenis, dramas, aventuras e documentários. A filmografia vai de recordistas de público, como ‘Minha Irmã e Eu’ e ‘Os Farofeiros 2’, duas das maiores bilheterias nacionais pós-pandemia, ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ – ambos com mais de 11 milhões de espectadores – a sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Marighella’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘Pedágio’ e ‘Carandiru’, passando por longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar – e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes.
Sobre a Paris Filmes
A Paris Filmes é a maior distribuidora brasileira independente e atua no mercado de distribuição de filmes no Brasil e na América Latina, destacando-se pela alta qualidade cinematográfica. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais como as sagas “Crepúsculo” e “Jogos Vorazes”, o premiado “O Lado Bom da Vida”, que rendeu o Globo de Ouro® e o Oscar® de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence em 2013, e “Meia-Noite em Paris”, que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen, a distribuidora também possui em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias “De Pernas Pro Ar”, “Até Que a Sorte nos Separe”, “DPA – O Filme” e “Turma da Mônica”. Nos últimos anos a empresa esteve à frente de importantes lançamentos como “John Wick”, “La La Land – Cantando Estações”, “A Cabana”, “Extraordinário”, “Marighella”, “Meu Nome é Gal”, “Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, “Jogos Mortais X” e “Minha Irmã e Eu” – primeiro filme nacional a bater a marca de 2 milhões de espectadores pós-pandemia.