Protagonizado por Denise Fraga e dirigido e roteirizado por Paolo Marinou-Blanco, Sonhar com Leões teve seu primeiro tralier oficial divulgado. O longa fará sua première nacional na 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, onde integra a Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros. E, distribuído pela Pandora Filmes, estreia nos cinemas brasileiros em 11 de setembro.

Coproduzido pela brasileira Capuri, o longa-metragem conta a história de Gilda, uma imigrante brasileira que vive em Lisboa e com apenas um ano de vida devido a um câncer. Ela tem como único desejo morrer enquanto ainda é ela mesma, com dignidade e sem dor.

Sonhar com Leões é uma tragicomédia que nasce de duas perguntas muito simples: quais são as condições que cada um de nós considera necessárias para viver bem? Viver é uma obrigação ou uma escolha? O filme é inspirado na minha experiência ao acompanhar a morte do meu pai — um processo longo e doloroso, mas durante o qual ele nunca perdeu sua incrível força e senso de humor. Assim, é uma afirmação de que a comédia e o riso são sempre atos de coragem, a melhor forma de resistir à dor e à tragédia. Minha maior expectativa e esperança para o lançamento no Brasil é que o público se reconheça em Gilda — personagem interpretada de forma hipnótica e inesquecível por Denise Fraga — e entenda que os conflitos, sentimentos, alegrias e medos dela são partilhados por todos nós. Que o filme inspire quem assiste a usar a coragem da comédia para enfrentar e aceitar as partes difíceis da vida — e, talvez, encontrar mais empatia e alegria nesse processo”, afirma Paolo.

“O Paolo encontrou um jeito muito original de contar essa história e dizer o que queria. Ele conseguiu caminhar naquele precioso fio da navalha que se impôs, tratando um tema tão delicado com humor e inteligência. E, ao conseguirmos rir, acabamos entendendo a complexidade dessa questão. Gilda é um dos melhores personagens que eu já fiz. Amei fazer esse filme. E amei o resultado. Quero arrastar todo mundo para ver!”, complementa a atriz Denise Fraga.

O filme soma passagens por importantes festivais, como Black Nights Film Festival, na Estônia; Red Sea International Film Festival, na Arábia Saudita, e o Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (FICG), no México. Além do próprio Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre 13 e 23 de agosto, onde concorre ao Kikito.

Sonhar com Leões é uma produção da Promenade (Portugal), Darya Filmes (Portugal), Capuri (Brasil) e Cinètica (Espanha). A distribuição é da Pandora Filmes (Brasil e América Latina) e Nos Audiovisuais – TV Cine (Portugal e África).

“Estamos muito felizes com o lançamento e com a recepção que o filme tem tido nos festivais por onde passou. É uma obra sensível, provocadora e cheia de humanidade — e acreditamos que ela dialoga com o público brasileiro de forma potente e necessária”, destaca Eduardo Rezende, sócio e diretor da Capuri.

Sobre o filme
Nos filmes de Aki Kaurismäki, Luis Buñuel, Roy Andersson, Yorgos Lanthimos, encontramos uma coisa em comum: um retrato ácido e cómico da condição humana. O absurdo é tratado, muitas vezes, com humor. Um lembrete sobre as excentricidades da existência. É com essas referências que Paolo Marinou-Blanco, diretor e roteirista grego-português, criou o longa “Sonhar com Leões”, uma tragicomédia surreal sobre a eutanásia.

Gilda, uma imigrante brasileira vivendo em Lisboa, chegou ao fim da linha. Com uma doença terminal e apenas um ano de vida pela frente, seu único desejo é morrer enquanto ainda é ela mesma, ainda tem sua dignidade e sem dor.

No entanto, após quatro tentativas de suicídio fracassadas, Gilda tem medo de tentar novamente, o que a leva à organização clandestina “Joy Transition International”, que alega ensinar pessoas com doenças terminais a se suicidarem sem dor, quando a eutanásia é ilegal.

Lá, ela conhece o jovem Amadeu, um introvertido funcionário de uma agência funerária, que também está em estado terminal. Juntos, eles passam pelos “workshops de eutanásia”, que acabam sendo um esquema absurdo e caro. Gilda então decide tomar o controle da situação, e esses dois heróis improváveis embarcam em uma aventura tragicômica e comovente para tentar morrer nos seus próprios termos.

Cena de Denise Fraga em ‘Sonhar com Leões’ (Foto: Reprodução/ Divulgação)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui