Análises e Dicas #975 – ‘Orca – A Baleia Assassina’ (Orca)
– Sinopse: Após, acidentalmente, matar uma baleia prenha, um pescador terá de lidar com a ira do macho, que buscará vingança a qualquer custo. Disponível no @oldflixbrasil.
– Análise rápida: Com o perdão do trocadilho, dá para se dizer que tentou surfar a onda de Tubarão, de StevenSpielberg, lançado dois anos antes e um sucesso retumbante nas telonas. Porém, de qualidade bem aquém. A trilha sonora, por exemplo, em vez de criar suspense, é feita para incomodar, deixando o espectador inquieto. A razão é simples: aqui, diferente do clássico, a imagem da baleia é amplamente explorada, enquanto o anterior prezava por esconder o protagonista para revelar suas carrancas nos momentos certos. Orca também traz um certo exagero na capacidade vingativa do animal, desembocando em inverossimilhanças e protelando, sem qualquer justificativa, o embate final em sequências pouquíssimo críveis. Os bons efeitos especiais, por sua vez, não escondem os buracos no roteiro, principalmente ao traçar o perfil do protagonista, um Richard Harris bastante convincente, o oposto de sua companheira de tela, Charlotte Rampling, extremamente teatral e caricata.
Vocês já conhecem? Lembram-se? Vão dar uma chance? Deixem nos comentários, curtam, salvem e compartilhem nossas dicas! 🙏🏼😊🍟🎬📺📕