Análises e Dicas #963 – Bateau Mouche: O Naufrágio da Justiça

– Sinopse: Minissérie documental sobre o naufrágio do #BateauMouche, barco turístico que carregava 153 pessoas no Réveillon de 1988 para 1989 e registrou 55 m0rtes. Original Max, é dirigido por Tatiana Issa, Guto Barra e tem três episódios com durações entre 49 e 57 minutos cada, além de um capítulo de 12 minutos de making of.

– Análise rápida: A parte emocional vem da empatia, pois o grande acerto da direção é não sensacionalizar em cima de uma das tragédias de mais repercussão da história do Brasil. Há, sim, um caráter de cobrança das autoridades, pois a barbárie, um verdadeiro assassinato em massa, com dolo por corrupção, cometida em diversas esferas, permanece irresoluta nas instâncias judiciais por 37 anos. Uma vergonha que escancara a falência do inoperante e preguiçoso (para dizer o mínimo) sistema penal brasileiro. Enquanto produção, busca sobreviventes, famílias enlutadas e em luta, jornalistas da época e faz um competente trabalho de design de produção nas cenas de reconstituição daquela noite. A fotografia é objetiva e caótica, utilizada em momentos específicos dentro do roteiro, que valoriza muito os depoimentos colhidos e reportagens de diversos veículos de comunicação impressos e televisivos destas quase quatro décadas de impunidade. Mais um trabalho nacional para ser aplaudido em pé. Quanto à Justiça brasileira: todas as vaias no mais alto e bom som.

Vocês conhecem esse caso? Acompanharam na época? Chegaram a ver a minissérie? O que acharam? Deixem o like, comentem, salvem, compartilhem e não percam! 🙏🏼🥰🍟🎬📺📕

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui