
Nesta quarta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Siva sancionou dois projetos de lei que reforçam o reconhecimento e a valorização de expressões culturais brasileiras: o PL Nº 1.730/2024, com autoria da deputada federal Laura Carneiro (PSD/RJ), que reconhece o Carnaval do Município do Rio de Janeiro como manifestação da cultura nacional, e o PL Nº 4.187/2024, de autoria da Deputada Federal Lídice da Mata (PSB/BA), que institui o Dia Nacional da Axé Music, a ser celebrado anualmente em 17 de fevereiro.
Quanto ao Axé Music, Margareth Menezes, hoje ministra da Cultura, participou ativamente do movimento do gênero desde os seus primórdios e reafirmou a relevância simbólica e cultural do momento. “Quando a gente fala desses 40 anos, falamos também do trabalho de uma geração, e que não foi nada combinado… tem todo um comportamento, influência da nossa afro‑ancestralidade. Hoje, ela está consolidada e reverberando fortemente na cultura popular brasileira.”
Já o Carnaval do Rio de Janeiro, de acordo com a ministra, tem um impacto social e econômico imenso, gerando renda, emprego e oportunidades, além de levar a cultura brasileira para o mundo inteiro. “O Carnaval do Rio traduz a força da nossa história, da nossa diversidade e da nossa capacidade criativa. É um patrimônio vivo que precisa ser celebrado e protegido”, reforça.
Participações
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da cerimônia ao lado de autoridades como os ministros Celso Sabino (Turismo), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania), além do secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares, da primeira-dama Janja Lula da Silva, dos parlamentares autores e relatores das propostas, prefeitos, artistas e representantes de blocos e escolas de samba. Também contou com presenças de Daniela Mercury, Milton Cunha, Luiz Caldas, João Jorge Rodrigues (Olodum) e João Drumond (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro).




Viva a cultura brasileira!!!👏👏🙏🏻🙏🏻🇧🇷🇧🇷