Cena do filme ‘O Amor de Mumu’ (Foto: Reprodução)

Uma janela para a China” é o tema da 10ª edição da Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, que exibe 9 produções entre 1º e 29 de novembro, com sessões gratuitas transmitidas simultaneamente nos formatos online e presencial, em cidades do interior de São Paulo. Em Amparo, a mostra ocorre na Escola das Artes, nos dias 6, 13 e 27 de novembro, com sessões às 18h30 (veja a programação ao fim do texto). A mostra é realizada pelo Instituto Confúcio na Unesp em parceria com o Centro Cultural São Paulo (CCSP), a Spcine e o Museu da Imagem e do Som (MIS). 

Com curadoria de Lilith Li e Wang Xiangyi, a Mostra contempla filmes chineses produzidos nos últimos três anos em três fases: a primeira ocorreu na capital paulista, com sessões no CCSP; a segunda ocorre nos pontos MIS do interior e a terceira, no formato online. Realizada desde 2015, a Mostra já apresentou 103 obras chinesas para o público brasileiro até o ano passado de forma gratuita.

Em edição comemorativa, o ano de 2025 marca o plano para os próximos “50 anos Dourados” das relações bilaterais entre Brasil e China. Como expressão viva do intercâmbio cultural sino-brasileiro, um elo essencial na relação entre as nações, o evento busca apresentar ao Brasil o melhor da produção cinematográfica chinesa e atrair o público brasileiro para apreciar a sétima arte. Por meio do cinema, o festival aprofunda o entendimento dos brasileiros sobre a cultura chinesa e promove o aprendizado mútuo entre civilizações. Assim, o evento se consolidou como uma das manifestações culturais mais influentes da cidade na promoção da cultura chinesa.

O professor Luís Antonio Paulino, diretor-geral do Instituto Confúcio na Unesp, destaca os 10 anos de mostra exaltando a longa cooperação dos países. “Chegar à 10ª edição da Mostra de Cinema Chinês é motivo de enorme alegria e orgulho para o Instituto Confúcio na Unesp. Ao longo desses anos, vimos o projeto crescer, conquistar o público de São Paulo e se consolidar como um verdadeiro elo cultural entre Brasil e China”, diz. Com um diálogo cultural dinâmico, os dois países têm melhor perspectiva histórica para intensificar as interações humanas, superar barreiras culturais, aprofundar o conhecimento mútuo e abrir novas frentes de cooperação. “O cinema é uma linguagem universal, que nos permite compreender melhor a história, os valores e as transformações de uma sociedade. Que esta edição seja, mais uma vez, um espaço de descobertas, encontros e diálogos, e que o público possa se encantar mais uma vez com a riqueza da produção cinematográfica chinesa contemporânea”, conclui o diretor.

Sobre a curadoria
O curador chinês Wang Xiangyi destaca que entre os filmes de realismo social selecionados, O monte invisível retrata, com autenticidade documental, a conquista do Everest por um alpinista cego; já Impacto grava em movimento dinâmico as intensas lutas de um time de rúgbi marginalizado; Trending Topic expõe a linha tênue entre verdade e ficção na era das tendências virais e Deixe o barco partir reflete as rupturas geracionais em meio à urbanização por meio das águas ondulantes de Jiangnan. “Juntas, essas obras constroem um prisma da China contemporânea por meio de linguagens cinematográficas distintas”, diz.

Sobre as narrativas que abordam questões do feminino e da família, a curadora chinesa Lilith Li, produtora cultural e fundadora da Miaobai Culture, explica que A Estrada de Li Hong acompanha o despertar de uma mulher comum diante da repressão, enquanto O Amor de Mu Mu transforma gestos silenciosos da linguagem de sinais na poesia de uma família surda; O meu pequeno eu reflete as complexidades da vida adulta pelo olhar de uma criança e Eu e minha mãe adolescente utiliza o deslocamento temporal para aproximar gerações com um humor rebelde. “Essas histórias traçam, por meio de retratos íntimos, o espectro das experiências pessoais”, argumenta.

A inovação de gênero se destaca em algumas obras. Em “Leopardo das neves”, por exemplo, as paisagens do planalto tibetano condensam a coexistência sagrada entre caçador e fera.

Programação:

• 06 de novembro, às 18:30

Trending Topic
China, 2023, DCP, 115 min, 16 anos
Direção: Xin Yukun
Elenco: Zhou Dongyu, Song Yang, Yuan Hong

• 13 de novembro, às 18:30

Impacto
China, 2025, DCP, 108 min, 12 anos
Direção: Qiangsheng Huang
Elenco: Zhang Yu, Li Xian

• 27 de novembro, às 18:30

O Amor de Mu Mu
China, 2025, DCP, 102 min, 12 anos
Direção: Han Yan
Elenco: Zhang Yixing, Li Luoan

Confira a programação completa, de todos os Pontos MIS no interior, em: https://mostracinema.institutoconfucio.com.br/mostra-cinema-chines-interior-sp

*Todos os filmes serão exibidos em mandarim e legendados em português.

SERVIÇO 

  • 10ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo 2025 
  • Tema: “Uma janela para a China”
  • Curadores: Lilith Li e Wang Xiangyi
  • Local: Ponto MIS Amparo – Escola das Artes – R. Luís Leite, 232 – Centro, Amparo – SP

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