
O Cinema Bienal, localizado no auditório do terceiro pavimento do Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, segue com uma programação que contempla diferentes públicos e linguagens até o final da 36ª Bienal, em 11 de janeiro de 2026.
Das produções voltadas ao público infantojuvenil aos clássicos do cinema cult, a programação transita por diferentes universos e inclui o aclamado Aftersun (indicado ao Oscar em 2022), Lego Batman: O Filme, o filme Criação da Bienal, de Carlos Nader, e a mostra Fluxo de imagens / Imaginários, da 36ª Bienal de São Paulo.
Confira abaixo a programação de 31 de outubro a 2 de novembro.
Todas as sessões têm entrada gratuita.
Programação – Cinema Bienal
31 de outubro, sex | 15h
Cinema Bienal – Criação da Bienal, de Carlos Nader (51min)
Sinopse
A criação da Bienal de São Paulo, no início da década de 1950, é um projeto da elite paulistana na direção da afirmação da cidade como centro econômico e cultural do Brasil. Desde seu princípio, tem sido uma instituição de muitas convergências e divergências que aproximou nomes tão diversos quanto Ciccillo Matarazzo e Mario
Pedrosa, Oscar Niemeyer e Nelson Rockefeller, Di Cavalcanti e Cândido Portinari. Este documentário se concentra na primeira Bienal, realizada em 1951, e na segunda edição da mostra (1953), que é até hoje considerada a maior exposição de arte moderna já realizada no mundo.
Entrada gratuita. Não é necessário retirar ingressos para participar.
1 de novembro, sáb | 16h
Cinema Bienal – Aftersun, de Charlotte Wells (102min)
Sinopse
Em um resort de férias decadente, no final da década de 1990, Sophie (Frankie Corio), de 11 anos, aprecia um tempo raro junto com seu pai amoroso e idealista, Calum (Paul Mescal). À medida que o mundo da adolescência se aproxima dela, longe de seus olhos, Calum luta sob o peso da vida fora da paternidade. Vinte anos depois, as lembranças ternas de Sophie de suas férias tornam-se um retrato poderoso e comovente de seu relacionamento paterno, enquanto ela tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que não conhecia, neste soberbo e emocionante longa.
Entrada gratuita. Retirada de ingressos pelo Sympla ou diretamente no local, uma hora antes da exibição.
2 de novembro, dom | 13h
Cinema Bienal para crianças – Lego Batman: O Filme (106 min)
Sinopse
Extremamente egocêntrico, Batman leva uma vida solitária como o herói de Gotham City. Apesar disso, ele curte bastante o posto de celebridade e o fato de sempre ser chamado pela polícia quando surge algum problema que ele, inevitavelmente, resolve. Quando o comissário Gordon se aposenta, quem assume em seu lugar é sua filha Barbara Gordon, que deseja implementar alguns métodos de eficiência de forma que a polícia não seja tão dependente do Batman.
O herói, é claro, não gosta da ideia, por mais que sinta uma forte atração por Barbara. Paralelamente, o Coringa elabora um plano contra o Homem-Morcego motivado pelo fato de que ele não o reconhece como seu maior arqui-inimigo.
Entrada gratuita. Retirada de ingressos pelo Sympla ou diretamente no local, uma hora antes da exibição.
Temporada França-Brasil na 36ª Bienal de São Paulo – Fluxo de imagens / Imaginários
O programa de exibições parte do vínculo histórico e da forte relação transcontinental e de influência mútua entre Brasil, Caribe francês e países da África Ocidental, para estabelecer diálogos entre obras contemporâneas do continente africano e trabalhos históricos do acervo da Cinémathèque Afrique, além de filmes e vídeos de artistas históricos e contemporâneos do Brasil e do Caribe francês.
No dia 2 de novembro, domingo, acontecerá a exibição do primeiro bloco do programa Fluxo de imagens / Imaginários. O evento acontece das 15h às 17h no auditório do terceiro pavimento.
Cada bloco do programa se desdobra em um eixo específico que será explorado ao longo da Bienal, convidando o público a mergulhar em suas proposições curatoriais. O bloco exibido no dia 2 de novembro se intitula Território e soberania. Observando diferentes comunidades do Senegal, Brasil, França, Guadalupe e Moçambique, este bloco destaca a relação entre populações e territórios, expondo o papel do colonialismo e do capitalismo na privação do direito de viver com dignidade e de exercer autonomia sobre a terra. Serão exibidos os filmes Contras’ City [Cidade dos Contrastes] (22’, Djibril Diop Mambety, 1969); Estamos todos aqui (20’, Chica Andrade and Rafael Mellim, 2017); Les Princes noirs de Saint-Germain-des-Prés [Os Príncipes Negros de Saint-Germain-des-Prés] (14’, Ben Diogaye Beye, 1975); Listen to the Beat of Our Images [Escute a pulsação de nossas imagens] (11’, Audrey Jean-Baptiste and Maxime Jean-Baptiste, 2021); e Plantar nas estrelas (11’, Geraldo Sarno, Brazil/Mozambique, 1979).
Entrada gratuita. Não é necessário retirar ingressos para participar.
A Fundação Bienal de São Paulo agradece seu parceiro estratégico Itaú e seus patrocinadores máster Bloomberg, Bradesco, Petrobras, Vale, Citi e Vivo.
Esse projeto é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço
Cinema Bienal
Auditório, 3º pavimento
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque Ibirapuera, portão 3
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n
São Paulo, SP
admissão gratuita
sujeito a lotação: 380 lugares




Excelente programação!!!👏👏👏