Alunos e educadores da Escola Estadual São José do Turvo celebram vitória do curta ‘Casamento na Roça’ (Foto: Divulgação)

Em noite de celebração ao cinema nacional e aos estudantes de todo o Brasil, o Festival Internacional de Cinema Estudantil de Barra do Piraí premiou na noite do último domingo, 26, os vencedores de sua 10ª edição. A cerimônia, realizada na Praça de Ipiabas, emocionou os alunos, educadores, jurados e familiares, que vibravam e sorriam à cada anúncio. O evento também condecorou o cartunista Maurício de Sousa, que completou 90 anos na segunda (27), e foi a personalidade homenageada desta edição.

Ao parabenizar os participantes e exaltar a qualidade dos trabalhos apresentados, o criador do Polo Audiovisual de Barra do Piraí e Diretor Geral do Festival, Roberto Monzo, destacou a importância da iniciativa. Consolidado em seu décimo ano como principal prêmio de cinema estudantil, o “Oscar Estudantil Brasileiro” abriu portas para novos projetos, como a criação de Escola de Cinema de Barra do Piraí, em parceria com o SENAI, a Prefeitura de Barra do Piraí e a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, que irá formar novos profissionais para a área. Além disso, a praça de Ibiapas vai sediar um Museu do Audiovisual que, entre outros temas, irá mostrar a trajetória do Festival Internacional de Cinema Estudantil de Barra do Piraí.

“Trabalhamos para construir uma nova cidade e cidadãos melhores a partir da arte, da cultura, da educação e do audiovisual, que são instrumentos de transformação. Vocês são a realidade, e irão fazer com que as futuras gerações sigam seus passos, para que isso nunca acabe, como um verdadeiro legado. O título de Cidade do Audiovisual é só uma parte deste trabalho”, afirmou Monzo, ressaltando o título concedido à cidade pela ALERJ em 2023.

O talento e o gosto por cinema dos alunos barrenses é reconhecido e celebrado, com incentivos que transformaram o fomento à arte em política pública. A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, elogiou a dedicação dos estudantes e educadores e ressaltou o trabalho de Roberto Monzo, na criação do Polo Audiovisual e todas as ações realizadas até o momento, enfatizando que transformará esse trabalho em uma política pública de desenvolvimento. Disse ainda que, em homenagem a Monzo, construirá portais de entrada da cidade com os dizeres: “Bem Vindo a Barra do Piraí – Cidade do Audiovisual”. Por fim, ressaltou: “Se o Roberto Monzo fez o que fez até hoje, sem apoio, imagine o que faremos juntos de agora em diante”.

Roberto Monzo aproveitou a ocasião para anunciar a criação do primeiro Festival de Cinema do Vale do Café, em 2026, no distrito de Ipiabas. “Nossa Film Commission, criada em 2009, é a porta de entrada da região do Vale do Café para as produções e agora nosso festival será o representante de toda a região para o cinema nacional”, afirmou Monzo.

O Festival premiou curtas da cidade, através da Mostra Competitiva Local e do Brasil, na Mostra Competitiva Nacional. Na Mostra Competitiva Local, pelo júri popular, que computa votos nas sessões presenciais ao longo do Festival, pelo YouTube e pelo Instagram, o vencedor foi “Gigante Pela Própria Natureza”, do Ciep 286 Murilo Portugal, que retrata o drama de um homem preso durante a Ditadura Militar. Já pelo júri técnico, formado por nomes reconhecidos do audiovisual nacional, a Escola Estadual São José do Turvo levou o Troféu Dom Quixote pelo curta “Casamento na Roça”, uma comédia sobre a união entre um noivo fujão e uma noiva determinada.

Além do Troféu Dom Quixote, que representa a luta para fazer cinema em uma cidade do interior, as escolas vencedoras receberam um kit de equipamento de cinema dado pelo CIEE, parceiro do Festival. Os instrumentos e ferramentas necessários para filmagens, com gravador digital, microfone sem fio, vara de boom, fone de ouvido e case de transporte, serão utilizados pelos alunos para aprimorar as técnicas e habilidades já demonstradas.

O corpo de jurados foi formado por Guga Coelho, ator, diretor e roteirista; Janssem Hugo Lage, dramaturgo, diretor e roteirista; Jota Passos, diretor de fotografia e cameraman; Timóteo Heiderick, ator e produtor; e Carla Lima, diretora de elenco.

“A gente poder observar o talento de vocês, os novos artistas surgindo, é a coisa mais linda e emocionante que a gente faz. Foi muito bom poder dedicar esse olhar de tantos anos para vocês nesse momento e poder avaliar um pouco do que vocês trouxeram para nós, que foi tão bonito, tão dedicado. Nós nos divertimos muito e foram momentos maravilhosos. Todos são vencedores”, parabenizou Carla Lima na cerimônia.

Mais de 200 alunos participaram desta edição do projeto “Luz, Câmera, Educação!”, que promove oficinas de produção cinematográfica para alunos de escolas públicas e particulares. Nas aulas, os jovens aprendem as várias etapas de produção de um filme e, ao final, colocam a mão na massa e criam um curta-metragem de ficção com tema livre. Os trabalhos foram apresentados em sessões gratuitas no CineShow para os estudantes e educadores, além de exibições no YouTube para todo o país. Os filmes vão ficar disponíveis no Youtube do festival.

O Festival premiou outras seis categorias: áudio, arte, roteiro, direção, ator, atriz. “Dom Quixote e Eu”, da Escola Municipal Marieta Vasconcelos Coutinho Coelho, recebeu os prêmios de melhor arte, roteiro, direção e melhor ator para o aluno Luiz Felipe de Sá. O Ciep 286 Murilo Portugal ganhou na categoria de áudio por “Gigante Pela Própria Natureza”. A jovem Kamilly Wictória levou o prêmio de melhor atriz por “O Segredo Através da Lente”, do Colégio Estadual Barão do Rio Bonito.

Participam da Mostra Competitiva Local, dez escolas de Barra do Piraí: APAE Barra do Piraí, Ciep 286 Murilo Portugal, CIEP 310 Professora Alice Aiex, Ciep 428 Dona Mariana Coelho, Colégio Estadual Barão do Rio Bonito, Colégio Estadual Dr. Nilo Peçanha, Colégio Estadual Adelino Terra, Escola Municipal São José do Turvo, Escola Municipal Marieta Vasconcelos Coutinho Coelho e Escola SESI.

Já na Mostra Nacional, mais de 50 produções de todo o Brasil foram inscritas, com os dez finalistas representando municípios do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás e Rio Grande do Sul. O prêmio de Melhor Filme Estudantil Nacional foi para o curta “De Repente 15”, da cidade de Alvorada, no Rio Grande do Sul, que recebeu o Troféu Dom Quixote. O filme conta a história de uma jovem surda que, no dia de seu aniversário de 15 anos, vive fortes e marcantes emoções.

PAI DA TURMA DA MÔNICA É HOMENAGEADO
Na cerimônia, foi exibido um vídeo em homenagem a Mauricio de Sousa, que completou 90 anos na última segunda, dia 27. Das mãos de Roberto Monzo, o filho do cartunista, Mauro de Sousa, recebeu uma placa em celebração a sua trajetória de vida, que tem servido de inspiração a tantas gerações. Como parte da proposta do evento de formação de plateia, os alunos assistiram ao longa biográfico “Maurício de Sousa – O Filme”, no CineShow, em Barra do Piraí, com a presença do Produtor, Tuinho Shwartz.

“Um enorme agradecimento por todo o carinho de vocês para com meu pai e o universo Mauricio de Sousa. É um prazer e uma honra receber essa homenagem, é um baita de um presente para ele. Espero também que tenham gostado do filme, que mostra um pouquinho da vida dele, da sensibilidade, do Maurício artista, pai e empreendedor. Um beijo e um abraço para todos vocês”, agradeceu em vídeo, Mauro Sousa, que interpreta o pai no filme autobiográfico.

O FESTIVAL
Conhecido carinhosamente como o “Oscar Estudantil Brasileiro”, o Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí foi criado como desdobramento do Projeto Luz, Câmera, Educação!, braço educacional do Polo Audiovisual de Barra do Piraí. O evento tem como objetivo fomentar o audiovisual, formar plateia, incentivar a cultura, aumentar a autoestima dos jovens, ampliando suas possibilidades de expressão e revelando novos talentos. Assim, além da exibição de filmes de jovens realizadores, esta edição promoveu uma oficina de animação e um debate sobre o audiovisual; além de prestar homenagem a personalidades que servem de inspiração aos jovens ou são incentivadores do audiovisual.

Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí tem apoio da Prefeitura Municipal de Barra do Piraí e é patrocinado pelo Governo Federal, o Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc.

FILMES INTERNACIONAIS PREMIADOS PARTICIPARAM DO FESTIVAL
Cinco curtas-metragens integraram a Mostra Internacioanl: KYLE, da IC Ermano Olmi Maffucci, de Milão, na Itália; A ridi mi che te ridi ti, de Progetto Villa San Quirico, Cinemagia, na Suíça; Oggi é arivato il giorno, da Scuola di cinema e teatro per ragazzi ZuccheArte, de Genova, na Itália, Respire, de Nordisk Filmcamp, da Dinamarca e Macbeth: social tragedy, de Giffoni Experience com Scuola di Recitazione della Calabria Regia: Giuseppe Novelino, na Itália.

Os italianos “Kyle” e “Oggi é arivato il giorno” foram vencedores do School Experience Festival, festival itinerante de cinema para escolas, organizado pelo Festival de Giffoni e promovido pelo Ministério da Cultura e da Educação e Mérito como parte do Plano Nacional de Cinema e Imagens para Escolas da Itália.

Desde 2015, o Polo Audiovisual de Barra do Piraí é parceiro do Giffoni Film Festival e representa o Brasil neste que é o maior festival de cinema para jovens do mundo e que anualmente reúne jovens de cerca de 35 países diferentes.

Confira todos os premiados:

Melhor áudio:

  • 1º Lugar “Gigante Pela Própria Natureza” – Ciep 286 Murilo Portugal
  • 2º Lugar “Casamento na Roça” – Escola Estadual São José do Turvo
  • 3º Lugar “Dom Quixote e Eu” – Escola Municipal Marieta Vasconcelos Coutinho Coelho

Melhor arte:

  • 1º Lugar “Dom Quixote e Eu” – Escola Municipal Marieta Vasconcelos Coutinho Coelho
  • 2º Lugar “Razões do Passado” – Ciep 428 Dona Mariana Coelho
  • 3º Lugar “Casamento na Roça” – Escola Estadual São José do Turvo

Melhor roteiro:

  • 1º Lugar “Dom Quixote e Eu” – Escola Municipal Marieta Vasconcelos Coutinho Coelho
  • 2º Lugar “Razões do Passado” – Ciep 428 Dona Mariana Coelho
  • 3º Lugar “A Cartomante” – Escola Estadual Adelino Terra

Melhor direção

  • 1º Lugar “Dom Quixote e Eu” – Escola Municipal Marieta Vasconcelos Coutinho Coelho
  • 2º Lugar “Razões do Passado” – Ciep 428 Dona Mariana Coelho
  • 3º Lugar “Casamento na Roça” – Escola Estadual São José do Turvo

Melhor ator

  • 1º Lugar Luiz Felipe de Sá – “Dom Quixote e Eu” – Escola Municipal Marieta Vasconcelos
  • 2º Lugar Kauan de Paiva – “Casamento na Roça” – Escola Municipal São José do Turvo
  • 3º Lugar Davi Lucas – “O Segredo Através da Lente” – Colégio Estadual Barão do Rio Bonito

Melhor atriz

  • 1º Lugar Kamilly Wictória – “O Segredo Através da Lente” – Colégio Estadual Barão do Rio Bonito
  • 2º Lugar Natália de Oliveira – “A Escolinha dos Novos Tempos” – SESI
  • 3º Lugar Caroline de Barros – “Razões do Passado” – Ciep 428 Dina Mariana Coelho

Melhor filme – Júri Popular

  • 1º Lugar “Gigante Pela Própria Natureza” – Ciep 286 Murilo Portugal
  • 2º Lugar “A Cartomante” – Escola Estadual Adelino Terra
  • 3º Lugar “Casamento na Roça” – Escola Estadual São José do Turvo

Melhor Filme – Júri Técnico

  • 1º Lugar “Casamento na Roça” – Escola Estadual São José do Turvo
  • 2º Lugar “Dom Quixote e Eu” – Escola Municipal Marieta Vasconcelos Coutinho Coelho
  • 3º Lugar “Razões do Passado” – Ciep 428 Dona Mariana Coelho

Cidade do Audiovisual
Localizada no sul fluminense, Barra do Piraí já foi cenário de várias produções audiovisuais. Para fomentar o desenvolvimento local e dar uma identidade à cidade, Roberto Monzo, Secretário de Desenvolvimento Econômico à época, criou, em 2009, um Polo Audiovisual, juntamente com a Film Commission de Barra do Piraí, estrutura responsável por intermediar o contato entre produtores e o município, facilitando o trabalho dos profissionais e dos órgãos públicos na autorização e logística das filmagens. Em 2023, por meio de uma lei municipal e, posteriormente, outra estadual, passou a ser reconhecida como Cidade do Audiovisual.

Polo Audiovisual de Barra do Piraí é ferramenta fundamental para fazer da cultura a mola mestra da economia da cidade, atraindo várias produções para o município, movimentando a economia local e promovendo sua divulgação. De 2009 até hoje, Barra do Piraí recebeu 37 projetos. A primeira filmagem foi “Cinco Vezes Machado” (2009), minissérie baseada em cinco contos do escritor Machado de Assis, que contou com a participação de atores locais, e foi exibida no Canal Brasil. Nos anos seguintes foram filmadas produções como o longa-metragem “O Casamento de Gorete” (2013), com Letícia Spiller; “Quase Memória” (2014), dirigido pelo consagrado Ruy Guerra; “O Juízo” (2016), de Andrucha Waddington e estrelado por Fernanda Montenegro e Lima Duarte; “Nos Tempos do Imperador” (2019), novela da TV Globo; a comédia “Os Farofeiros 2”, dirigido por Roberto Santucci, com grande elenco e, mais recentemente, a produção francesa, “Golden Age – L’Âge D’Or”, com nomes como Souheila Yacoub e Vassili Schneider no elenco.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui