Cena do brasileiro ‘Águas Quentes’ (2023) (Foto/Direção: Camila Dalossi, Juliana Deeke, Giulia Morales)

O Festival de Filmes de Ciência – SFF Brasil, edição nacional do Science Film Festival (SFF), maior e mais relevante evento internacional de audiovisual voltado à ciência, tecnologia e meio ambiente, apresenta 53 filmes de 22 países, com acesso gratuito tanto em plataforma on-line quanto em exibições presenciais por todo o Brasil.

O evento já começou e segue até o dia 20 de dezembro, com sessões em centros culturais, museus, cineclubes, universidades e escolas de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraíba, entre outros.

Com o mote do Conhecimento através do Entretenimento, o SFF apresenta a ciência de forma divertida para todas as idades e propõe a difusão científica por meio do audiovisual criativo e da representação diversa nas telas. Dos 53 filmes em exibição, 34 são voltados ao público infantojuvenil. Além das exibições gratuitas, o SFF Brasil também promoverá atividades de formação para docentes e oficinas infantis em escolas parceiras para a promoção da difusão da ciência pelo audiovisual.

Promovido globalmente pelo Goethe-Institut desde 2005 e realizado no Brasil pela Midiativa, o SFF chega à sua 21ª edição internacional com uma programação diversa e acessível para todas as idades. De outubro a dezembro, o público poderá assistir às mostras gratuitas em diferentes cidades. Em São Paulo, o Festival de Filmes de Ciência (SFF Brasil) será exibido no Circuito Spcine, a rede de salas públicas de cinema da Empresa de Cinema e Audiovisual da Prefeitura de São Paulo; no Museu das Favelas; Espaço Petrobras de Cinema, entre outros locais.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O Festival de Ciências apresenta também uma seleção especial de filmes alinhada ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, que acontece de 21 a 26 de outubro, destacando a importância do audiovisual como ferramenta de sensibilização e mobilização em defesa da preservação dos oceanos e da sustentabilidade do planeta.

Entre os destaques, estão Sou Água, Chuva, Antártica e Eu, Rodolitos – The Rolling Stones, Te Moana Ora – O Oceano Vivo, Coral, Abrolhos – Paraíso em Perigo e Águas Quentes. Todos os filmes estão disponíveis gratuitamente na plataforma do festival e podem ser utilizados como recurso em sala de aula. Além dos filmes, o festival convida o público para um debate sobre com cineastas e protagonistas de filmes do festival que têm a água como grande temática, no dia 23 de outubro, às 19h, no canal do youtube (www.youtube.com/SFF-Brasil).

SFF Brasil na COP30
O Festival de Filmes de Ciência preparou uma programação especial para a COP30. Nos dias 14 e 15 de novembro, a partir das 16 horas, no Sesc Doca, em Belém, acontecem oficinas e sessões temáticas de cinema, que abordam questões ambientais de forma lúdica e educativa, voltadas ao público infantojuvenil.

O SFF Brasil estabelece parcerias com escolas, centros culturais e instituições de todo o país para ampliar o alcance das sessões. Interessados em realizar mostras gratuitas podem entrar em contato pelo e-mail:sffbrasil@gmail.com. O catálogo completo também está disponível na plataforma de streaming do festival, com acesso gratuito mediante inscrição via Instagram. Para assistir aos filmes online, acesse: linktr.ee/sffbrasil.

O SFF-Brasil é realizado com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e tem o patrocínio da SKY Brasil, Escola Plus e Fundação Norma y Leo Werthein; e o apoio da Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual da Cidade de São Paulo.

Serviço
7º Science Film Festival no Brasil

  • Mostras presenciais gratuitas de filmes, oficinas infantis e formação de professores
  • Plataforma online
  • De 1º de outubro a 20 de dezembro em todo o País

Sessões públicas e gratuitas do SFF Brasil em São Paulo*

  • Museu das Favelas – Largo Páteo do Colégio, 148, Centro, São Paulo
  • Biblioteca Roberto Santos – R. Cisplatina, 505 – Ipiranga, São Paulo
  • Espaço Petrobras de Cinema – Rua Augusta, 1475, São Paulo
  • CFC Cidade Tiradentes – Rua Inácio Monteiro, 6900, São Paulo – SP
  • Circuito Spcine de Cinema
  • Exibições nas unidades dos CEUs: Aricanduva, Artur Alvim, Barro Branco, Butantã, Caminho do Mar, Carrão, Feitiço da Vila, Freguesia do Ó, Jaçanã, Jambeiro, Meninos, Parque do Carmo, Parque Novo Mundo, Parque Veredas, Paz, Perus, Pinheirinho, Quinta do Sol, São Miguel, São Pedro, São Rafael, Taipas, Tremembé, Três Lagos, Vila Alpina, Vila Atlântica, Vila do Sol

*Ao longo de outubro a dezembro, novas sessões serão incorporadas à programação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui