
A próxima edição do Clube do Filme do Livro, programa do MIS que reúne cinema e literatura, terá como convidado o escritor Jeferson Tenório, autor do aclamado livro “O avesso da pele”. Ele participará de um debate sobre o filme Fahrenheit 451, de 1966, baseado no livro homônimo de Ray Bradbury. A sessão será nesta quinta-feira 23), às 19h, e os ingressos são gratuitos, com retirada na bilheteria física do MIS a partir de uma hora antes do evento.
O filme clássico dirigido por François Truffaut se passa em um Estado totalitário em um futuro próximo, onde os “bombeiros” têm como função principal queimar qualquer tipo de material impresso, pois foi convencionado que literatura é uma propagadora da infelicidade. Mas Guy Montag (Oskar Werner), um bombeiro, começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva.
O longa é baseado no clássico da ficção científica e da literatura distópica lançado por Ray Bradbury em 1953. Com o retrato de uma sociedade onde os livros são proibidos e os bombeiros queimam os exemplares encontrados, a obra gerou controvérsia e proibições em diferentes momentos e locais.
O livro foi escrito durante a era do macartismo, a sistemática censura à arte promovida pelo governo americano nos anos 1950. Bradbury costumava dizer que a proibição a livros não foi o motivo central que o levou a compor a obra, e sim a percepção de que as pessoas passavam a se interessar cada vez menos pela literatura com o surgimento de novas mídias, como a televisão.
Além do clássico filme de Truffaut, Fahrenheit 451 ganhou outra versão para as telonas em 2018 e já foi adaptado para outros formatos. Uma obra política e uma grande crítica aos regimes autoritários de qualquer tempo, o livro é hoje um dos mais censurados no mundo.
Sobre o convidado
Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é doutor em teoria literária pela PUC-RS. Estreou na literatura com o romance “O beijo na parede” (2013), eleito o Livro do Ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor de “Estela sem Deus” (2022) e “O avesso da pele” (2020), que venceu o prêmio Jabuti e teve os direitos vendidos para China, Canadá, Eslováquia, Espanha, Itália, México, Portugal, Reino Unido e Suécia.
Serviço | Clube do Filme do Livro – “Fahrenheit 451”
- Data: 23.10, às 19h
- Local: Auditório MIS
- Endereço: Avenida Europa, 158 – Jd. Europa – São Paulo
- Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
- Classificação: 12 anos

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ProAC e Promac. O MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Goodstorage, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Volkswagen, EAÍ?! Marketing, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.
Que demais!!!👏👏👏