(Foto: Reprodução/ Divulgação/ MGM Amazon)

O À La Carte preparou a programação de outubro com filmes de várias origens e períodos. Entre os destaques estão Anjos da Rua (1937), um dos primeiros filmes sonoros da China, e O Morro dos Ventos Uivantes (1939), adaptação do romance de Emily Brontë dirigida por William Wyler. A seleção também inclui A Ignorância do Sangue (2014), suspense espanhol com Paz Vega, e A Rifa (1991), primeiro grande papel de Monica Bellucci.

Ao longo do mês entram no catálogo Olhos Negros (1987), indicado ao Oscar e estrelado por Marcello Mastroianni; Carona Mortal (1953), noir de Ida Lupino; A Última Fronteira (1940), com Gary Cooper; além de títulos como Faça Parecer um Acidente, com a estrela Carmen Maura.

Outubro ainda conta com filmes exibidos do My Meta Storiesum festival online de filmes franceses e parte da programação do 20º Festival de Cinema Italiano, que reúne clássicos e inéditos de nomes como De Sica, Rossellini, Bertolucci e James Franco.

Abaixo você confere as estreias semanais e também as novidades que chegam ao À La Carte este mês.

ESTREIA 02 DE OUTUBRO

Anjos da Rua (Ma lu tian shi)
China, Reino Unido, 1937, Comédia, Drama, 1h31 min, 16 anos
Direção: Muzhi Yuan
Elenco: Dan Zhao, Heling Wei e Xuan Zhou
Sinopse: Na antiga Xangai, duas irmãs – uma prostituta e uma cantora –, tentam escapar dos bandidos locais com a ajuda de um trompetista e um vendedor de jornal.
Curiosidades: Um dos primeiros filmes sonoros da China, a obra também se tornou conhecida ao popularizar duas baladas atemporais: “Canção das Estações” e “ A Cantora Errante ” (títulos em tradução literal), ambas ainda celebradas como clássicos da evolução da canção moderna chinesa. “Anjos da Rua” é frequentemente elogiado não só pelo seu uso inovador da música, mas também por sua peculiar mistura de melodrama e comédia. Apelidada de “Voz de Ouro”, a cantora Xuan Zhou, que interpreta o principal papel feminino no filme, teve carreira cinematográfica simultânea até 1954, gravando mais de 200 canções e aparecendo em mais de 40 filmes.

O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights)
EUA, 1939, Drama, Romance, 1h44 min, 12 anos
Direção: William Wyler
Elenco: Merle Oberon, Laurence Olivier e David Niven
Sinopse: Humilhado por seu irmão de criação, Heathcliff torna-se um homem rico e em busca de vingança. Ao mesmo tempo, porém, o rebelde nutre grande paixão por Cathy, irmã do homem que deseja matar e que, durante os anos em que esteve ausente da Inglaterra, casou-se com o nobre Edgar.
Curiosidades: O aclamado diretor de fotografia Gregg Toland ganhou seu único Oscar por este filme. Laurence Olivier começou a se irritar cada vez mais com o estilo exaustivo de filmar do diretor William Wyler, que exigia inúmeras repetições da mesma cena. No entanto, Olivier disse mais tarde que essas múltiplas tomadas o ajudaram a aprender e alcançar sucesso como ator de cinema. Em uma cena, o diretor William Wyler insistiu que David Niven se descontrolasse. Quando Niven lhe disse que seu contrato previa que ele nunca precisaria chorar diante das câmeras, Wyler não acreditou. Niven foi buscar o contrato, e a cláusula de “não chorar” estava lá. O filme retrata apenas dezesseis dos trinta e quatro capítulos do romance homônimo escrito por Emily Bronte, e se passa no século XIX, em vez de 1771-1801. Vivien Leigh queria interpretar o papel principal, ao lado de seu então amante e futuro marido, Laurence Olivier , mas os executivos do estúdio decidiram que o papel deveria ser de Merle Oberon . Ofereceram a Leigh o papel de Isabella Linton, mas ela recusou, e Geraldine Fitzgerald foi escalada.

A Ignorância do Sangue (La Ignorancia de La Sangre)
Espanha, 2014, Suspense, 1h49 min, 12 anos
Direção: Manuel Gómez Pereira
Elenco: Juan Diego Botto; Paz Vega; Alberto San Juan
Sinopse: O chefe de homicídios, Javier Falcón, deve correr contra o tempo para resgatar uma criança dos sequestradores da máfia russa e lutar contra uma célula terrorista islâmica antes que os dois casos colidam em um banho de sangue imparável.
Curiosidades: O longa é baseado no romance homônimo do escritor britânico Robert Wilson, parte da série “Inspector Javier Falcón”. Grande parte das cenas foi rodada em Sevilha, cidade andaluza que também é palco da trama literária de Robert Wilson. O título faz referência tanto às relações de sangue (família) quanto à ignorância moral que move personagens a cometer crimes ou a encobri-los. O filme aborda o terrorismo islâmico e o crime organizado russo, dois elementos de grande relevância no contexto político da década de 2000 e que marcaram a literatura de Robert Wilson.

A Rifa (La Riffa)
Sinais, 1991, Drama, Comédia, 1h33 min, 14 anos
Direção: Francesco Laudadio
Elenco: Mônica Bellucci, Giulio Scarpati, Paolo Busiri Vici D’Arcevia
Sinopse: Uma jovem incrivelmente bela perde o marido e, para pagar suas dívidas, decide fazer uma rifa da qual ela é o prêmio.
Curiosidades: Primeiro grande papel de Monica Bellucci no cinema, que antes disso era mais conhecida como modelo. O longa foi considerado uma espécie de remake moderno de um episódio de “Boccaccio ’70”, dirigido por Vittorio De Sica e estrelado por Sophia Loren, que também tinha “rifa” como temática, reinterpretada aqui em contexto contemporâneo. O filme foi rodado em grande parte em Bari, cidade onde o diretor Francesco Laudadio viveu muito tempo; cenas aparecem em locais icônicos da cidade como o Hotel Villa Romanazzi Carducci, o Castello Svevo, o lungomare, o Palazzo Mincuzzi e outros pontos históricos.

ESTREIAS 16 DE OUTUBRO

Olhos Negros (Oci Ciornie)
Itália, 1987, Comédia, Drama 1h58 min, 14 anos
Direção: Nikita Michalkov
Elenco: Marcello Mastroianni, Silvana Mangano, Marthe Keller
Sinopse: Um italiano conta sua história de amor a uma russa. Em uma série de flashbacks, Romano Patroni deixa a esposa para visitar um spa, onde se apaixona por uma russa. Ele retorna à Itália decidido a deixar a esposa e se casar com seu amor.
Curiosidades: O filme é uma coprodução ítalo-soviética, rodada em parte na Rússia e em parte na Itália, algo raro nos anos 1980, em plena Guerra Fria, e fruto de intensas negociações culturais entre os dois países. O roteiro é inspirado em contos de Anton Tchekhov (“A Dama do Cachorrinho”, “A Bétula” e “Sobre o Amor”), mas adaptados livremente, costurando diferentes histórias em uma narrativa única. Marcello Mastroianni recebeu o Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 1987 por sua interpretação nesse filme, marcando uma das atuações mais celebradas da fase final de sua carreira. Último filme de Silvana Mangano, grande estrela italiana dos anos 1950-60, que faleceu poucos anos depois, em 1989. “Olhos Negros” foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1988, representando a Itália, mas perdeu para o dinamarquês “Pelle, o Conquistador”, de Bille August.

Faça Parecer um Acidente (Que Parezca un Accidente)
Espanha/ Argentina, 2008, Comédia, 1h30 min, 14 anos
Direção: Gerardo Herrero
Elenco: Carmen Maura; Federico Luppi; José Luis García-Pérez
Sinopse: Uma mulher planeja matar seu genro depois de saber que ele é infiel a sua filha.
Curiosidades: O filme foi rodado inteiramente em Las Palmas de Gran Canaria (Ilhas Canárias, Espanha), usando muitos pontos da cidade como Vegueta, Ciudad Alta, Playa de Las Canteras, o aeroporto de Gando e outros. O título do filme em espanhol significa literalmente “Que pareça un acidente”, referindo-se ao plano da protagonista de que tudo pareça algo involuntário, embora ela contrate alguém para resolver um “problema familiar”. O filme mobilizou cerca de 300 figurantes além do elenco principal, contando com atores locais de Las Palmas nas cenas de rua. O orçamento estimado da produção ficou em torno de três milhões de euros, algo considerável para uma comédia de humor ácido espanhola da época.

A Última Fronteira (The Westerner)
EUA, 1940, Western, Drama, 1h40 min, 10 anos
Direção: William Wyler
Elenco: Gary Cooper, Walter Brennan e Doris Davenport
Sinopse: No Texas do século XIX, um vaqueiro errante é levado a julgamento pelo excêntrico juiz Roy Bean, famoso por sua justiça arbitrária. Entre ameaças, manipulações e um improvável respeito mútuo, nasce uma relação marcada por tensão, humor e dilemas morais no Velho Oeste.
Curiosidades: Por este filme, Walter Brennan venceu seu terceiro Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, e ele continua sendo um dos atores mais premiados nessa categoria. O filme consolidou ainda mais a imagem de Gary Cooper como um dos maiores astros do gênero faroeste, pouco antes de estrelar “Sargento York” (1941), que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator. O personagem central foi inspirado em uma figura histórica: Roy Bean, conhecido como o “juiz do Pecos”, famoso por aplicar uma justiça excêntrica e arbitrária no Texas do século XIX. O diretor William Wyler era conhecido por exigir inúmeras tomadas para obter a interpretação exata que queria, um perfeccionismo que se reflete na intensidade dramática do filme. Embora seja um western clássico, “A Última Fronteira” mistura ação com debates morais e cenas de tribunal, algo incomum no gênero na época, o que lhe deu destaque crítico e histórico.

Carona Mortal (The Hitch-hiker)
EUA, 1953, Filme Noir, Drama, 1h11 min, 14 anos
Direção: Ida Lupino
Elenco: Edmond O’Brien, Frank Lovejoy e William Talman
Sinopse: Dois amigos em viagem pelo México dão carona a um estranho, sem imaginar que ele é um assassino fugitivo. Mantidos reféns em meio ao deserto, precisam lutar contra o medo e a tensão crescente para tentar sobreviver à jornada ao lado de um homem imprevisível.
Curiosidades: Com esta obra, Ida Lupino entrou para a história como a primeira mulher a dirigir um filme noir em Hollywood. Lupino adota uma abordagem quase documental, evitando glamour e focando na tensão psicológica, o que diferenciou o filme de outros thrillers da época. O roteiro se inspira nos crimes de Billy Cook, um assassino que aterrorizou viajantes ao pedir carona e fazê-los reféns nos EUA nos anos 1950. Grande parte da filmagem aconteceu no deserto da Baja California e em regiões remotas do México, reforçando o clima claustrofóbico e desolador. Apesar de não ter grande sucesso comercial em seu lançamento, o filme foi reavaliado pela crítica décadas depois e hoje é considerado um clássico essencial do noir e do cinema independente americano.

ESTREIAS 23 DE OUTUBRO

O Ventre Negro da Tarântula (Cordel do Amor Sem Fim)
Itália, 1971, Giallo, 1h29 min, 16 anos
Direção: Paolo Cavara
Elenco: Giancarlo Giannini, Claudine Auger, Bárbara Bouchet
Sinopse: Um inspetor investiga uma série de assassinatos, cometidos paralisando as vítimas antes de eviscerá-las — da mesma forma que uma vespa mata uma tarântula — e que estão ligados a um spa.

Inverno em Paris (Le lycéen)
França, 2022, Drama, 122 min, 18 anos
Direção: Christophe Honoré
Elenco: Paul Kircher, Vincent Lacoste, Juliette Binoche e Erwan Kepoa Falé
Sinopse: Lucas, de 17 anos, está no último ano de internato quando a morte súbita de seu pai destrói tudo o que ele tinha como garantido. Cheio de raiva e desespero, ele visita seu irmão mais velho em Paris para buscar consolo na nova cidade.

A Carta (The letter)
EUA, Itália, 1940, Noir/Thriller, 98 min, 14 anos
Direção: William Wyler
Elenco: Bette Davis, Herbert Marshall e James Stephenson
Sinopse: Em Singapura, Leslie Crosbie atira e mata um homem alegando legítima defesa. Ela é presa e seu marido contrata o advogado Howard Joyce para defendê-la. Durante o julgamento, ele descobre uma carta que levanta dúvidas sobre sua inocência.

O Ogro de Atenas (O Drakos)
Grécia, 1956, Drama, Comédia, 1h58 min, 12 anos
Direção: Nikos Koundouros
Elenco: Dinos Iliopoulos, Margarita Papageorgiou e Giannis Argyris
Sinopse: Thomas, um bancário fraco e tímido, prepara-se para passar a véspera de Ano Novo sozinho quando se horroriza ao perceber que se parece com um famoso criminoso procurado a quem os jornais chamam de “O Dragão”. Devido ao mal-entendido, a polícia o persegue e ele se refugia em um cabaré. Em meio ao charme ambíguo da noite, uma gangue do submundo o trata como o verdadeiro Dragão, e uma dançarina, a chamada Carmen, se afeiçoa a ele e o protege.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL: FESTIVAIS

My Meta Stories – de 10 de outubro e 02 de novembro
A terceira edição do My Meta Stories acontece de 10 de outubro a 2 de novembro de 2025, em formato online. Apoiado pelo programa Creative Europe MEDIA Component e liderado pela Unifrance, o festival é inteiramente dedicado ao cinema europeu e se destaca por reunir, em uma experiência digital, um evento internacional de cinema VoD e uma imersão coletiva. A programação deste ano apresenta 18 filmes de 11 países europeus — seis longas e doze curtas, entre live action e animação, além de uma série de animação. Dez dessas obras foram criadas ou co-criadas por mulheres. Para ampliar o alcance, os longas estarão disponíveis com legendas em seis idiomas (alemão, inglês, espanhol, francês, italiano e português), enquanto os curtas poderão ser assistidos em inglês, espanhol e francês.

Festival de Cinema Italiano – de 29 de outubro e 29 de novembro
Entre 29 de outubro e 29 de novembro de 2025, o Festival de Cinema Italiano no Brasil comemora 20 anos de história. O evento, que já se consolidou no calendário cultural nacional, oferece acesso gratuito e formato híbrido: mais de 100 salas pelo país recebem sessões presenciais, enquanto filmes selecionados podem ser assistidos online pelo site do Festival. Organizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, em colaboração com a Embaixada da Itália, o Festival reafirma seu papel como ponte cultural entre Itália e Brasil, aproximando o público de uma das cinematografias mais influentes do mundo.

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