Cena de ‘Eu e Meu Avô Ninhojin’ (Foto: Reprodução/ Divulgação/ Pinguim Content/ H2O Films)

O novo longa-metragem de animação “Eu e Meu Avô Nihonjin”, da Pinguim Content, será tema de um painel especial no Bunka Matsuri, a Festa da Cultura Japonesa, que acontece no prédio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, em São Paulo. A atividade está marcada para dia 31 de agosto, domingo, às 10h, e reunirá parte da equipe criativa do filme: a diretora, Celia Catunda, o diretor musical, Kiko Mistrorigo, e os dubladores Pietro Takeda, que interpreta o protagonista Noboru, e Ken Kaneko, que dá voz ao avô, Hideo. A produção estreia nos cinemas no dia 2 de outubro com distribuição da H2O Films.

Durante o painel, o público poderá conhecer os bastidores do longa e detalhes do processo criativo que deu origem à animação. Inspirado no livro “Nihonjin”, de Oscar Nakasato e vencedor do Prêmio Jabuti em 2012, o filme acompanha Noboru, um menino descendente de imigrantes japoneses que vieram ao Brasil no início do século XX. Através das conversas com seu avô, ele começa a investigar a história de sua família e descobre a existência de um tio de quem nunca ouviu falar.

Dirigido por Celia Catunda, o longa-metragem celebra a diversidade e a história de imigração e intercâmbio entre o Brasil e o Japão, sem esquecer das dificuldades enfrentadas por esses imigrantes. A direção de arte foi inspirada na obra do artista Oscar Oiwa e a trilha sonora é assinada por André Abujamra e Marcio Nigro.

Sobre os participantes
Diretora e produtora, Célia Catunda é conhecida pela criação de projetos de animação voltados para o público infantil, como “Peixonauta”, “O Show da Luna!” e “Tarsilinha”. Junto com o produtor e diretor musical Kiko Mistrorigo, ela criou a Pinguim Content em 1989 com o objetivo de desenvolver animação com conteúdo de qualidade e adequado ao público infantil. Como resultado, a série de animação “Peixonauta” foi o programa mais visto na TV a cabo por dois anos consecutivos – 2009 e 2010. Já “O Show da Luna!” foi indicado ao Emmy Kids Internacional em 2016 e segue em exibição há mais de dez anos, apresentando conceitos científicos de forma acessível e divertida para as crianças.

Também participam do painel do filme “Eu e Meu Avô Nihonjin”, os dubladores Pietro Takeda e Ken Kaneko, que interpretam os protagonistas Noboru e Hideo respectivamente. Jovem talento, o nipo-brasileiro Takeda, de 11 anos, dubla seu primeiro filme ao lado de um veterano multiartista. Japonês naturalizado brasileiro, Kaneko é artista plástico, ator e dublador e já participou de diversas produções na TV, no teatro e no cinema, entre elas a novela “Os Imigrantes”, da TV Bandeirantes, e o filme “Gaijin– Os Caminhos da Liberdade”, de Tizuka Yamasaki.

Com produção executiva de Kiko Mistrorigo e Ricardo Rozzino e roteiro de Rita Catunda, o filme já conta com uma vasta carreira internacional, tendo participado de programas de mentoria como o Mifa Campus International (França, 2022) e o Mianima (Espanha, 2023), da sessão “Work in Progress” no festival de Cannes, dentro do Ventana Goes to Cannes, além de pitchings como Ventana Sur Pitching Sessions, Cinekid e Mianima. A produtora também esteve presente no Marché du Film, grande encontro do mercado audiovisual que ocorreu durante o último Festival de Cannes, onde  foi apresentado para o mercado internacional e também no tradicional Festival de Cinema de Animação de Annecy.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui