(Arte/Desenho: Maurício de Sousa Produções)

A leitura desde os primeiros anos de vida é um hábito valorizado pela maioria dos brasileiros. Segundo a pesquisa “Panorama da Primeira Infância: o que o Brasil sabe, vive e pensa sobre os seis primeiros anos de vida”, realizada pelo Datafolha a pedido da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, 83% da população considera muito importante ler para crianças desde bebês. O levantamento mostra, ainda, que 88% das pessoas reconhecem o valor das conversas com os pequenos no desenvolvimento infantil.

Pensando nisso e para estimular as interações entre os adultos responsáveis e os bebês e crianças pequenas, o Instituto Mauricio de Sousa e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal lançam a campanha nacional “Contar histórias é cuidar com palavras. E na primeira infância é para a vida toda”.

Com o objetivo de incentivar à leitura e a contação de histórias para a crianças de 0 a 6 anos, a ação tem como embaixador o mascote da Fundação, Nelson Neto, o Nenê, que teve uma versão redesenhada com os traços da Turma da Mônica Baby especialmente para a iniciativa. O personagem simboliza a importância do cuidado, do afeto e da escuta ativa desde os primeiros anos de vida.

Criado em 2020, Nelson Neto nasceu para chamar a atenção dos cuidadores para a promoção do desenvolvimento na primeira infância em suas múltiplas dimensões (saúde, nutrição, educação, segurança e cuidados responsivos). Com visual inspirado no universo de Mauricio de Sousa para a campanha, o Nenê ganha nova força para levar sua mensagem às famílias.

A parceria entre as duas instituições prevê a distribuição de revistas em quadrinhos acompanhadas de dicas para estimular o vínculo entre adultos e crianças por meio da leitura e da contação de histórias.

“Acreditamos no poder das histórias para transformar a infância e fortalecer os vínculos familiares. Dar vida ao Nelson Neto com os traços da Turma da Mônica Baby é uma forma de conectar afeto, representatividade e leitura desde os primeiros anos de vida”, afirma Marina Sousa, diretora-executiva do Instituto Mauricio de Sousa.

“Na primeira infância, cada interação conta. Quando um cuidador lê para uma criança, está oferecendo mais do que histórias. Além de fortalecer o vínculo afetivo, a leitura estimula a linguagem e abre caminho para o desenvolvimento integral. É neste momento de conexão que a criança se sente vista, ouvida e amada. Isso faz toda a diferença”, completa Sarah Maia, líder de Portifólio de Sensibilização da Sociedade na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

A campanha contará com distribuição gratuita de 20 mil revistas em quadrinhos a famílias com crianças na faixa de 0 a 3 anos em escolas públicas de Mogi das Cruzes (SP), onde Mauricio de Sousa passou a infância, em bebetecas na cidade de São Paulo, e em comunidades. Os gibis serão acompanhados de material educativo e conteúdos digitais para famílias, educadores e profissionais da primeira infância.

O material com dicas para que pais e responsáveis contem histórias e leiam para as crianças conta com o apoio da MaisType.

Sobre o Instituto Mauricio de Sousa
O Instituto Mauricio de Sousa tem como missão perpetuar o legado tangível e intangível do desenhista Mauricio de Sousa, apoiando a alfabetização e estimulando a leitura através de seus personagens, transformando realidades e promovendo valores como respeito, justiça e solidariedade.

Sobre a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Em 2025, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal completa 60 anos de história. Criada em 1965, a Fundação nasceu em memória de Maria Cecilia, filha do banqueiro Gastão Eduardo de Bueno Vidigal – vítima de leucemia aos 12 anos – com intuito de fomentar pesquisas no campo da hematologia. Em 2007, a instituição abraçou a causa da primeira infância com a certeza de que as experiências vividas no começo da vida são fundamentais para o desenvolvimento não só da criança, mas de toda a sociedade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui