
A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza a segunda edição do Festival Pina Praça, no edifício Pinacoteca Contemporânea. Dando fôlego à programação cultural do museu, o evento é gratuito e neste fim de semana, dias 26 e 27 de julho.
Por meio de uma variedade de expressões artísticas – vídeo, performance e música –, a curadoria da edição oferece um programa que reúne produções que se relacionam com conceitos comuns e partilhados da América Latina, reforçando conexões identitárias, sociais, migratórias, políticas, ancestrais e ambientais partilhadas entre as diferentes culturas.
Ao longo dos dois dias de programação, a Pina Contemporânea recebe a feira criativa e gastronômica Cultura Circular, iniciativa parceira que realiza edições itinerantes em espaços públicos e culturais da cidade, trazendo 30 expositores com trabalhos autorais de design, moda, acessórios e gastronomia. O Festival também encerra a programação da Escola Feminista de Pintura, com a presença de Ad Minoliti oferecendo oficinas práticas de pintura sobre a partir da abstração de artistas latino-americanas, nos dois dias, às 14h30.
No sábado, a programação conta com oficinas educativas, performance – O Despertar dos Corpos Espíritos, com Carolina Velazquez – sessão de vídeos no Cine Praça, a partir das 15:30h, com lançamento do vídeo “Radiola de Promessa”, de Gê Viana, comissionado em parceria com a KADIST. Às 18h acontece o show da dama cearense do reggae, Célia Sampaio.
No domingo haverá a performance Mirroring Lengger – Gallo Galinha, com Elyla (Nicarágua) em colaboração com Otniel (Indonésia), oficinas educativas, a segunda sessão de vídeos ao ar livre, também às 15:30h, com obras de artistas como Sergio De La Torre (México) e Carlos Merlyn Monroy (Colombia), além de show de Brisa Flow, às 18h.
Confira a programação completa:
26 de julho, sábado
- 10h às 19h | Cultura Circular – Feira criativa e gastronômica (em parceria com a Feira de Economia Criativa)
- 10h30 | Oficinas livres de arte Experimenta!
- 14h | Oficinas livres de arte Experimenta! e oficina com Ad Minoliti na Escola Feminista de Pintura
- 15h | Performance O Despertar dos Corpos Espíritos, com Carolina Velazquez
- 15h30 | Sessão de vídeos ao ar livre: Cine Praça I – Migração, bordas, trânsitos e histórias com a première do vídeo “Radiola de Promessa”, de Gê Viana
- 18h | Show: Célia Sampaio canta Jamaica Brasileira
27 de julho, domingo
- 10h às 19h| Cultura Circular – Feira criativa e gastronômica
- 10h30 | Oficinas livres de arte Experimenta!
- 14h | Oficinas livres de arte Experimenta! e oficina com Ad Minoliti na Escola Feminista de Pintura
- 15h | Performance Mirroring Lengger – Gallo Galinha, com Elyla (Nicarágua) em colaboração com Otniel (Indonésia)
- 15h30 | Sessão de vídeos ao ar livre: Cine Praça II – Auto-invenção, pertencimento, celebração e memória
- 18h | Show: Brisa Flow canta Rosas Brancas
Confira mais informações sobre a programação completa no site.
O Festival Pina Praça é uma realização do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas através de recursos Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O Festival conta também com parceria institucional da KADIST e apoio do Videobrasil e Cultura Circular.
SOBRE A KADIST
KADIST é uma organização sem fins lucrativos dedicada à arte contemporânea que acredita que os artistas contribuem de forma importante para uma sociedade progressista por meio de suas obras, que frequentemente abordam questões centrais do mundo atual. Comprometida com a exibição do trabalho de artistas — de mais de cem países — representados em sua coleção, a KADIST reafirma o papel da arte contemporânea no discurso social e promove novas conexões entre culturas.Seus polos locais em Paris e São Francisco organizam exposições, programas presenciais e online, além de receberem residências artísticas. A KADIST acompanha os desenvolvimentos da arte contemporânea por meio de uma rede global de consultores e desenvolve colaborações internacionais, incluindo parcerias com importantes museus, fomentando diálogos vibrantes sobre arte contemporânea e sociedade.
SOBRE A PINACOTECA DE SÃO PAULO
A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. A Pina também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.
Serviço
Pina Praça
Período: 26 e 27 de julho, das 11h às 19h
Curadoria: Clarissa Ximenes
Evento gratuito
Local: Edifício Pinacoteca Contemporânea – Praça do museu
De quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h)
Gratuitos aos sábados – R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada), ingresso único com acesso aos três edifícios – válido somente para o dia marcado no ingresso Quintas-feiras com horário estendido B3 na Pina Luz, das 10h às 20h (gratuito a partir das 18h)
Excelente programação!!!👏👏🙏🏻🙏🏻