A Editora Geração lançou, nesta semana, um livro sobre a história do golpe militar em linguagem para jovens. Democracia Sempre! – Ditadura Nunca Mais, de Cid Benjamin (Geração Editorial, 160 pp., R$ 64 e-book R$ 36), percorre os marcos históricos do país, de 1930 a 1985, períodos de ditaduras, com um relato preciso dos acontecimentos e uma reflexão essencial, sobretudo para as novas gerações.

Benjamin viveu como poucos aqueles tempos difíceis. Ele foi um dos protagonistas da luta contra os chamados “anos de chumbo”, quando, desiludidos com a possibilidade de o país voltar à normalidade, grupos principalmente de jovens decidiram enfrentar os militares pelas armas, numa guerra desigual.

Com um texto claro e envolvente, apoiado em fotos históricas, Benjamin narra, entre outras coisas, como participou do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick e como, por causa disso, foi preso e torturado.

O autor começa essa história revisitando a Era Vargas (1930-1945), que marcou o início de um governo centralizador, com avanços na industrialização e direitos trabalhistas, mas também com o Estado Novo, período autoritário, de repressão e censura.

A redemocratização trouxe a República Populista (1946-1964), mas a instabilidade política culminou no Golpe Militar de 1964, instaurando a ditadura que duraria 21 anos.

O período militar foi marcado por censura, prisões arbitrárias, torturas e a supressão de liberdades individuais. Enquanto a resistência crescia, a oposição intelectual e a imprensa independente denunciavam a repressão.

O ciclo autoritário finalmente terminou em 1985, com a eleição indireta de Tancredo Neves – e a posse de José Sarney, por causa da morte de Tancredo – abrindo caminho para uma nova Constituição e a restauração das liberdades civis.

A história desse período reforça uma lição essencial: a democracia nunca pode ser negligenciada. Por isso, Cid Benjamin faz um alerta poderoso: não podemos baixar a guarda, pois há sempre aqueles que tentam arrastar o Brasil de volta ao autoritarismo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui