Para complementar a análise e ajudar o público a entender os complexos conflitos no Oriente Médio em meio à guerra entre Israel e Irã, o canal Curta! exibe o documentário Israel/Irã/EUA, A Longa Guerra. Dividida em dois episódios, a produção apresenta um estudo amplo sobre as tensões políticas, religiosas e militares da região. O primeiro, intitulado Nas Origens do Confronto, vai ao ar neste domingo (22), às 23h; já a segunda parte, Diálogo ou Guerra, será no domingo da próxima semana (29), também às 23h. O conteúdo também está disponível no CurtaOn! – Clube de Documentários, no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). Novos cadastros no site oficial têm sete dias de degustação gratuita.

Produção da ARTE France, com direção de Vincent Cointet, a obra relata a Revolução Iraniana no contexto da Guerra Fria, as disputas territoriais, conflitos em países como Líbano, Síria e Iraque e os episódios mais recentes das disputas, como o atentado do 11 de setembro.

Era fevereiro de 1979. Ruhollah Musavi Khomeini – que ficaria conhecido como Aiatolá Khomeini voltava de seu exílio na França para sua terra natal: o Irã. Lá, lideraria milhões de manifestantes na destituição da monarquia do Xá Reza Pahlavi, no poder há 37 anos. Assim se consolidava a Revolução Islâmica, que mudaria para sempre a história do Oriente Médio e os rumos das relações entre o Irã e dois antigos aliados: Israel e Estados Unidos.

Em um contexto de Guerra Fria, em 1978, o Irã era um território estratégico para os Estados Unidos na disputa pela hegemonia mundial. Enquanto era governado pelo Xá, o país se abria à influência norte-americana e se “ocidentalizava”. Embora as elites se beneficiassem dessa relação, a oposição vinha se massificando, e reunindo pessoas de origens e vertentes filosóficas diversas em protestos contra o imperialismo do ocidente. A repressão era violenta, mas não pôde interromper a revolução em curso.

Ao tomar o poder com amplo apoio popular, Khomeini instala uma teocracia islâmica. Ainda nos primórdios desse novo governo, sinaliza seu posicionamento geopolítico ao convidar o líder palestino Yasser Arafat ao país. A partir de então, o Irã seria um aliado da Palestina contra Israel e os Estados Unidos, embaralhando completamente as peças antes dispostas no tabuleiro do Oriente Médio.

Os numerosos conflitos que se dariam nos próximos anos envolveram mais países – como o Líbano, a Síria e o Iraque –, fortaleceram grupos paramilitares, como o Hezbollah, e deram início a uma série de ações terroristas. O sonhado governo dos aiatolás, por sua vez, acabou por isolar o Irã em um mundo cada vez mais globalizado, enquanto Estados Unidos e Israel se consolidam como grandes potências no pós-Guerra Fria. A partir dos anos 1990, foram muitas as tentativas de solucionar os impasses no Oriente Médio através de acordos diplomáticos selados, mas não cumpridos. Prevalece, ainda hoje, a ausência de diálogo e o ódio acumulado em tantos anos de confronto.

CurtaOn – Clube de Documentários é o streaming do Curta!, disponível no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). Novos cadastros têm direito a sete dias de degustação gratuita. O catálogo é formado por centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades.

SINOPSE
Assassinatos, bombardeios e ataques militares não identificados estão se acumulando em todo o Oriente Médio. Esse documentário em duas partes faz uma retrospectiva dos 40 anos que seguiram a revolução islâmica no Irã, a invasão israelense do Líbano, a guerra civil na Síria, no intuito de oferecer chaves pertinentes para compreender o Oriente Médio na atualidade Direção: Vincent de Cointet Duração: 52 min Classificação: 16 anos

O líder iraniano Aiatolá Khomeini, em cena do documentário ‘Israel/Irã/EUA, A Longa Guerra’ (Foto: Divulgação/ Curta!)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui