
A 9º edição do Prêmio CINEB do Cinema Brasileiro, no próximo dia 28/06 (sábado) no sindicato dos Bancários, definiu sua dupla anfitriã: lado a lado, a diretora, apresentadora e atriz Marina Person; e a ator, diretor e roteirista Silvio Guindane. O evento é um reconhecimento a quem faz o audiovisual nacional acontecer: diretores, artistas, universidades e entidades sociais que fortalecem o cinema e a cultura no Brasil.
Neste ano, os filmes homenageados são: Me Chama Que Eu Vou, de Joana Marini; Jair Rodrigues – Deixa que Digam, de Rubens Arnaldo Rewald; Mussum, O Filmis, de Silvio Guindane; Três Verões, de Sandra Kogut; Turma da Mônica – Laços e Turma da Mônica – Lições, de Daniel Rezende; Doutor Gama, de Jeferson De; O Homem Cordial, de Iberê Carvalho; Pureza, de Renato Barbieri; Tô Ryca 2, de Pedro Antonio; Um Tio Quase Perfeito 2, de Pedro Antonio; Nosso Sonho, de Lucas Penteado; Saudosa Maloca, de Pedro Serrano; Acordo com Lampião? Só na Boca do Fuzil, de Marcelo Felipe Sampaio; Selvagem, de Diego da Costa; Galeria Futuro, de Fernando Sanches; Um Dia Qualquer, de Denis Feijão; Pandemia do Sistema, de Naná Prudêncio; O Homem do Saco, de Felipe Kfouri; Minha Fortaleza, Os Filhos de Fulano, de Tatiana Lohman; O Palhaço, Deserto, de Patrícia Lobo; Partido, de Andrés Benedykt.
O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções – que tem o propósito de valorizar o cinema nacional e democratizar o acesso à cultura. Desde 2007, já atingiu um público superior a 94 mil espectadores em mais de 761 sessões gratuitas realizadas em mais de 300 bairros e 23 cidades, além de universidades de São Paulo. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 180 longas metragens e 125 curtas metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.
Para Cidálio Vieira Santos, Coordenador do Projeto CINEB, o Prêmio celebra esse encontro simbólico e necessário entre a entidade que exibiu o filme e o diretor que o realizou. “É a valorização de quem leva e de quem faz o cinema brasileiro chegar às periferias.”, observa. O prêmio também presta uma homenagem às instituições parceiras, como Centro Universitário das Américas – FAM, Universidade FIAM FAAM, Universidade São Judas e Universidade Anhembi Morumbi.