
Mário Prata estreia nova temporada de Impressões do Brasil com segredos e histórias
de sua carreira, no Curta!
O “jeitinho mineiro” de contar histórias vem do sangue de Mário Prata, escritor que abre a segunda temporada da série inédita e original Impressões do Brasil. Com 13 episódios, a produção, que estreia com exclusividade no Curta! e já está completa no CurtaOn – Clube de Documentários, recebe escritores contemporâneos de diversos gêneros para uma conversa leve sobre suas carreiras, obras e processos criativos.
Série original produzida pela Mercado Filmes e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Impressões do Brasil é dirigida por Nilson Rodrigues, que também assina o roteiro. No primeiro encontro desta temporada, Mario Prata revela alguns detalhes, conta segredos de suas principais obras e dá dicas bem-humoradas.
“A principal coisa para ser escritor, e acho que para qualquer profissão, é ter muita sorte”, afirma.
Romancista, dramaturgo, roteirista e jornalista, Prata contabiliza mais de 90 trabalhos. Sem contar as dezenas de crônicas, marcadas pelo seu humor e pela análise perspicaz do cotidiano, inspirado em referências como Rubem Braga, Nelson Rodrigues e o conterrâneo Paulo Mendes Campos. Além de influências familiares, de quem aprendeu a arte de contar histórias como bom mineiro.
O escritor revisita sua carreira, iniciada na adolescência, como colunista social em um jornal de Lins, em São Paulo. Economista de formação, conta que a matemática sempre aparece em seus textos, bem como a personalidade ousada e inconformada.
Obras como a peça teatral “O cordão umbilical”, novelas como “Estúpido Cupido”, sua estreia na televisão, e “Sem lenço, sem documento”, sucesso de audiência, são analisadas pelo autor. Além de livros como “O drible da vaca” e o filme “O casamento de Romeu e Julieta”.
“Estou pensando em escrever um livro chamado ‘A velhice é uma merda’. Eu só tenho o título. Vou escrever com os remédios que eu tomo. Eu não sei fazer sem humor, é nato, espontâneo”, analisa.
Além de Mário Prata, a segunda temporada traz conversas com Preta Ferreira, Fernando Morais, Tony Bellotto, Mary del Priore, Xico Sá, Sérgio Vaz, Mário Magalhães, Elisa Lucinda, Viviane Mose, Fabrício Carpinejar, Jeferson Tenório e Conceição Evaristo.
A série completa Impressões do Brasil pode ser vista no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Quintas do Pensamento, 26 de fevereiro, às 19h.

Liderança controversa de Getúlio Vargas sob análise no episódio de estreia da série
‘Como Nascem os Heróis’
Na abertura da série Como Nascem os Heróis, Rita Von Hunty destaca que os heróis seguem sendo um dos signos mais reconhecidos e poderosos de uma sociedade. As condições para o heroísmo, porém, são diversas, desde iniciativas planejadas até o reconhecimento tardio. A produção que estreia no Curta! analisa a história de dez grandes personalidades brasileiras que integram o livro dos “Heróis e Heroínas da Pátria” ou “Livro de Aço”, exposto no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Inédita e exclusiva no streaming, a série completa com dez episódios está disponível no CurtaOn.
Dirigida por Iberê Carvalho e Rafael Leporace Farret e com produção da Quartinho, cada episódio da série é apresentado pela drag queen Rita Von Hunty, interpretada pelo professor e pesquisador Guilherme Terreri. De forma irreverente, conta histórias e curiosidades de nomes imprescindíveis para entender a história do Brasil. E, por isso, também cercados de polêmicas, controvérsias e mitos sobre seus heroísmos, como o acontece com o primeiro retratado: Getúlio Vargas.
A partir de imagens de arquivo e depoimentos inéditos, a produção investiga como, quando e por que essas personalidades foram alçadas a esse posto. O ex-deputado federal Severino Alves, autor da proposta de inscrever Getúlio no Livro de Aço, apresenta seus motivos.
“Ele defendeu o chão que ele nasceu, que é a pátria. E ele defendia a nação, que é o povo. Esse, para mim, é o perfil do herói”, afirma.
O episódio contextualiza o conturbado cenário político da época. A política do café-com-leite, a disputa entre Integralistas e Aliança Nacional Libertadora, o Estado Novo, as conspirações militares. Todos os temas são abordados para entender o quão central foi a figura de Getúlio durante o século XX.
“O segundo Governo é cheio de realizações importantes. É o momento de criação da Petrobras, do BNDES, da Eletrobras, CNPQ… É um momento de crescimento da economia, de modernização e de desenvolvimento econômico-social”, analisa a doutora em História Marieta de Moraes Ferreira.
Vargas também se notabilizou por um intenso projeto que articulava a propaganda estatal com um sentimento nacionalista e de exaltação à personalidade. A estratégia se tornava mais importante à medida que seu governo era criticado, especialmente pelo autoritarismo.
“Essa população urbana de trabalhadores que ele interpela em seus discursos, com o bordão ‘trabalhadores do Brasil’, está sendo reconhecida com estabelecimento de direitos. Isso era uma novidade. Mas era uma pessoa autoritária, com uma polícia violentíssima, que tortura, que mata”, ressalta a cientista política e professora Ângela Maria de Castro Gomes.
Além de Getúlio Vargas, a série analisa as histórias de Zumbi dos Palmares, Tiradentes, Anita Garibaldi, Duque de Caxias, Dom Pedro I, Bárbara de Alencar, Zuzu Angel, Deodoro da Fonseca e Sepé Tiajaru.
Como Nascem os Heróis é uma produção da Quartinho Direções Artísticas. A série completa pode ser vista no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial (CurtaOn.com.br). A estreia no Curta! é no dia temático Sextas de História & Sociedade, 27 de fevereiro, às 20h30.
Grupo Curta!
• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 5 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.
• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades — que estreiam a cada mês –, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A assinatura tem o valor de R$ 14,90/mês.
• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.
• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas no valor de R$ 6,90/mês. Assinantes Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o acervo.
• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.
• A Curta! Cine-Distribuidora visa impulsionar a produção nacional de longas-metragens oferecendo apoio estratégico diferenciado a projetos de ficção e documentário para o público adulto.



