
A produtora cultural Flávia Santana embarca para Alemanha entre os dias 12 e 18 de fevereiro para participar do European Film Market (EFM), um dos mais importantes mercados internacionais de cinema, realizado durante o Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Berlim, na Alemanha. É a segunda vez que a baiana participa do evento, através do intercâmbio promovido pelo Instituto NICHO 54, se afirmando como destaque na produção de cinema independente na Bahia.
Diretora executiva da Mulungu Realizações Culturais (@mulungurealizacoes
Anualmente, o NICHO 54, em parceria com o Departamento de Diversidade e Inclusão do European Film Market (EFM), realiza uma ação de intercâmbio internacional, convidando produtoras e realizadoras de sua rede a participarem do mercado e do festival, com o objetivo de fortalecer trajetórias profissionais, ampliar redes internacionais e promover a circulação de profissionais negros no audiovisual.
Em 2022, a participação da produtora baiana no EFM, viabilizada pelo Instituto NICHO 54, foi em formato virtual e aconteceu através do programa Nicho Executiva, que tem como objetivo acelerar e consolidar carreiras de mulheres negras que atuam no audiovisual, em posições de liderança criativa, intelectual e econômica. A iniciativa do projeto se alinha com o compromisso de Flávia, enquanto gestora da Mulungu, na realização de obras audiovisuais que dialoguem com narrativas diversas e de impacto sociocultural, especialmente mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+.
“Estar no EFM, através do intercâmbio promovido pelo Instituto Nicho 54, amplia não apenas oportunidades de mercado, mas também a possibilidade de disputar imaginários, recursos e espaços de decisão no cinema internacional. Tenho muito orgulho de representar a Bahia em um dos maiores eventos de mercado do mundo”, destaca Flávia Santana.
Formada em Produção Cultural pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduada em Política e Gestão Cultural pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Flávia Santana é Grantee do Sundance Institute Documentary Film Program, além de EFM Toolbox Alumni e Nicho 54 Alumni. Em 2022 também foi uma das cinco produtoras brasileiras selecionadas para o programa Nicho Executiva, participando de eventos como a Berlinale, Marché du Film (Cannes), TIFF e American Film Market.
Atualmente, Flávia também é produtora executiva do documentário “Mulheres Negras em Rotas de Liberdade”, de Urânia Munzanzu, que reúne nomes como Conceição Evaristo, Sueli Carneiro, Carla Akotirene, Luedji Luna, Mirtes Renata e Erica Malunguinho, com gravações em três países do continente africano.



