
Fevereiro na Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita de cinema brasileiro, começa com a tradicional exibição de filmes da Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos mais importantes espaços de projeção do novíssimo cinema brasileiro, realizado entre os dias 23 e 31 de janeiro na histórica cidade mineira. De 1 a 15 de fevereiro, a IC Play exibe seis filmes de diferentes seções do evento, como as mostras Homenagem e Panorama, em curadoria feita especialmente para a plataforma. São documentários e ficções que atravessam temas como o amor, a criação artística e as culturas indígenas, além de títulos protagonizados e dirigidos pela atriz fluminense Karine Teles, a homenageada desta edição da Mostra.
A Itaú Cultural Play, que completa 5 anos em junho, tem acesso gratuito, disponível em www.itauculturalplay.com.br, nas smart TVs da Samsung, LG, Android TV e Apple TV, nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast. Você também pode encontrar conteúdo da IC Play nas plataformas Claro TV+, SKY+ e Watch Brasil.
Trajetória ilustre
Uma das programações que a Itaú Cultural Play leva para a plataforma é a mostra Homenagem, que neste ano dá luz ao trabalho da atriz, roteirista e diretora fluminense Karine Teles, com três filmes dirigidos e/ou protagonizados por ela. Uma das figuras centrais do cinema brasileiro contemporâneo, a artista tem uma trajetória marcada pelo trânsito entre o cinema independente e o audiovisual de grande alcance.
No curta-metragem Quinze (MG, 2014), de Maurilio Martins, Karine interpreta Raquel, uma mulher que vive na periferia da cidade mineira de Contagem. A protagonista tem alguns sonhos. Por ora, a festa de 15 anos da filha é o maior deles. No meio de tudo isso, há o amor por Cleide, com quem Raquel mantém um relacionamento às escondidas.
Fechando a seleção da mostra Homenagem, a IC Play exibe dois filmes dirigidos por Karine, os curtas-metragens Romance (RJ, 2021) e Otimismo (RJ, 2015). O primeiro acompanha Juliana, uma mulher que busca fugir de suas relações amorosas e viver sozinha, em liberdade, apesar de ser oprimida por isso. Já o segundo marca a estreia da atriz na direção e traz a rotina de dois homens e uma mulher que dividem um apartamento, dois filhos e dois cachorros. Com viés experimental e recursos de animação, a ficção trata de relações em torno do tema do amor.
Outros destaques
Além dos filmes em homenagem a Karine Teles, a Itaú Cultural Play recebe produções de mostras variadas do evento. Da mostra Vertentes, a plataforma disponibiliza Palco Cama (PE, 2025), longa-metragem de Jura Capela que faz um mergulho íntimo no universo do diretor de teatro, dramaturgo e ator José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso (1937-2023), fundador do Teatro Oficina.
O documentário foi filmado na própria cama de Zé Celso, que, na tela, o diretor transforma em palco. Em uma entrevista performática, o teatrólogo revisita a origem de suas criações, alternando memória, encenação e reflexão. O título revela o corpo e a palavra como eixos centrais da arte de Zé Celso e reafirma a sua relevância na história do teatro brasileiro. Palco Cama, especificamente, fica disponível na IC Play entre 1 e 8 de fevereiro.
Já da mostra Praça Curtas a IC Play exibe a comédia paraense Americana (2025), de Agarb Braga. O filme acompanha cinco amigas detidas e levadas a uma delegacia após uma briga em praça pública motivada por uma traição.
Por fim, a plataforma recebe um curta-metragem da mostra Panorama. Em Maira Porongyta – o aviso do céu (MT, 2025), a diretora indígena Kujãesage Kaiabi imerge o público na cosmogonia de seu povo, os Kaiabi. Uma mescla entre drama e documentário, a produção conta a história de Itaarió, a entidade mais poderosa entre os Mait, os deuses Kaiabi, que convoca uma reunião para transmitir uma mensagem inquietante.
Ficha e sinopse dos filmes
Quinze
De Maurilio Martins (Ficção, 26 min, MG, 2014)
Classificação indicativa: A14 – Conteúdo sexual
Sinopse: Na periferia de Contagem, sob paredes sem revestimento, Raquel tem alguns sonhos, por enquanto, a festa de 15 anos da filha é o maior de todos. Entre tudo o que a cerca, há contas a pagar, a busca pelo próximo dinheiro e o amor por Cleide.
Romance
De Karine Teles (Ficção, 14 min, RJ, 2021)
Classificação indicativa: A12 – Conteúdo sexual e violência
Sinopse: Juliana quer ser livre numa sociedade que deseja a todo custo controlar as mulheres. O romantismo é a principal armadilha de captura. Será possível ser feliz sozinha?
Otimismo
De Karine Teles (Ficção, 9 min, RJ, 2015)
Classificação indicativa: A12 – Drogas lícitas, linguagem imprópria e conteúdo sexual
Sinopse: Três indivíduos estão intimamente ligados. Eles dividem um apartamento, dois filhos, dois cachorros e tudo que advém de sua delicada união. O que parece, numa primeira impressão, uma relação impossível vista com certo otimismo, se desnuda em libertária história de amor.
Palco Cama
De Jura Capela (Documentário, 70 min, PE, 2025)
Classificação indicativa: A14 – Linguagem imprópria, conteúdo sexual e drogas lícitas
Sinopse: Palco Cama é um mergulho íntimo no universo de José Celso Martinez Corrêa. Filmado em seu quarto, o teatrólogo transforma a cama em palco e revisita a gênese de suas obras em uma entrevista performática. O filme registra o material bruto dessa conversa, onde Zé Celso encena, reflete e se entrega diante da câmera, revelando o corpo e a palavra como forças centrais de sua arte e reafirmando sua importância na história do teatro brasileiro.
Americana
De Agarb Braga (Comédia, 20 min, PA, 2025)
De Agarb Braga (Comédia, 20 min, PA, 2025)
Classificação indicativa: A12 – Violência e drogas lícitas
Sinopse: Cinco amigas são detidas após uma briga em praça pública motivada por uma traição. Na delegacia, durante os depoimentos, segredos vêm à tona, revelando verdades inesperadas.
Com legendas descritivas.
Classificação indicativa: A12 – Drogas lícitas
Sinopse: Itaarió, criador do mundo, é o mais poderoso entre os Mait, os deuses do povo Kaiabi. Ele convoca os outros Mait para uma reunião em sua casa no céu para transmitir um aviso inquietante.



