Tainah Paes, Sara Barbosa e Josi Varjão em cena do curta-metragem baiano ‘Nevrose’, de Ana do Carmo (Foto: Carolina Guerreiro)

Com direção de Ana do Carmo e produção executiva de Rubian Melo, o curta-metragem baiano Nevrose integra a programação da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, considerado um dos principais eventos de audiovisual do país. O filme será exibido presencialmente no dia 30, às 16h, no Cine Tenda, dentro do programa Panorama 3 – Em Busca da Paisagem e também ficará disponível ao público para assistir e  votar no site oficial do evento, onde concorre ao prêmio de Melhor Curta pelo Júri Popular. A exibição on-line e a votação ficam abertas entre às 16h desta sexta-feira (30) até às 16h de domingo (1º/2), por este link.

“Estar na Mostra de Cinema de Tiradentes com um filme baiano, realizado por uma equipe majoritariamente negra e feminina, e inscrito no cinema de gênero – um território que seguimos ocupando e tensionando – tem um significado especial, pois reafirma a possibilidade de outras narrativas, corpos e estéticas circularem em espaços historicamente centrais do audiovisual nacional. Sobretudo, reafirma que cinema negro é cinema brasileiro, parte constitutiva de uma cinematografia plural, diversa e em permanente transformação”, comenta Ana do Carmo, diretora do filme.

Esta é a primeira vez que Ana do Carmo estará em Minas Gerais e a participação na Mostra já gera  expectativa. “Nevrose integra a Mostra Panorama, dedicada a obras que expandem os limites da linguagem cinematográfica, um campo que dialoga diretamente com minhas inquietações artísticas e com a forma como penso o cinema. A expectativa pelo encontro com o público mineiro é enorme, sobretudo pela oportunidade de compartilhar o filme em um contexto de escuta, troca e reflexão tão potente.”

‘Nevrose’ acompanha Francisca, uma médica católica marcada pela culpa pela morte da filha, cuja fé é colocada em tensão ao cruzar o caminho de Elizabete, uma mulher decidida a tirar a própria vida. O encontro entre as duas, atravessado pela presença simbólica da morte, desencadeia um confronto íntimo sobre vida, luto e redenção. Inspirado nos contos “Nevrose” e “A Suicida”, da autora brasileira do século XIX Maria Benedita Bormann, o filme é derivado do corte da diretora do capítulo homônimo, que integrou o longa-metragem antológico ‘Insubmissas’.

A obra é uma coprodução da Saturnema Filmes e Daza Filmes e tem distribuição da Tarrafa Produtora e Distribuidora. O suspense de 16 minutos traz em seu elenco a atriz Josi Varjão, como a protagonista Francisca, além de Tainah Paes como Elizabete, Sara Barbosa como Romina e o ator Jota Silva como Jorge.

‘Nevrose’ fez sua estreia em setembro de 2025, no Atlanta Women’s Film Festival, nos Estados Unidos. A  estreia nacional foi no VI Festival Cinema Negro em Ação, em 2025, onde ganhou o prêmio de  Melhor Curta Metragem. O  filme tem circulado em festivais e também acumula as premiações em Melhor Trailer no Festival Curta-SE e Melhor Trilha Sonora para Edson Secco no Festival de Cinema Internacional da Baixada Maranhense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui