
A Academia Britânica de Cinema divulgou, nesta sexta-feira (9), a longlist do BAFTA 2026, premiação mais importante do cinema no Reino Unido e tradicional termômetro da temporada internacional. Entre os destaques está o brasileiro O Agente Secreto, pré-indicado em duas categorias: “Melhor Filme em Língua Não Inglesa” e “Melhor Roteiro Original”. Os indicados oficiais, reduzidos a cinco por prêmio, serão anunciados no próximo dia 27 de janeiro; a cerimônia está marcada para 22 de fevereiro, em Londres.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, O Agente Secreto é um thriller político ambientado no Brasil de 1977, durante os anos finais da ditadura militar. A história acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que retorna ao Recife tentando escapar de um passado nebuloso, mas se vê novamente cercado por vigilância, perseguições e tensões políticas.
Exibido no Festival de Cannes, o filme conquistou forte repercussão internacional, com destaque para a condução narrativa de Mendonça Filho e a atuação de Moura. Até agora, O Agente Secreto
Melhor Filme em Língua Não Inglesa
Na categoria, a disputa é com produções de vários países. Entre os títulos mais citados como favoritos estão Foi Apenas um Acidente e Valor Sentimental, ambos com boa circulação em festivais e forte presença na imprensa internacional:
- Foi Apenas um Acidente (It Was Just an Accident) – Irã
- La Grazia – França / Itália
- A Garota Canhota (Left-Handed Girl) – Alemanha
- Sem Outra Escolha (No Other Choice) – Estados Unidos
- Nouvelle Vague – França / Bélgica
- Família de Aluguel (Rental Family) – Japão
- Valor Sentimental (Sentimental Value) – Noruega
- Sirāt – Espanha/ Argélia
- A Voz de Hind Rajab (The Voice of Hind Rajab) – Tunísia / França
Melhor Roteiro Original
Aqui, produções como Marty Supreme e Pecadores aparecem entre as mais bem posicionadas nas apostas da crítica britânica:
- Blue Moon
- Casa de Dinamite (A House of Dynamite)
- Eu Juro (I Swear)
- Isso Está Ligado? (Is This Thing On?)
- Foi Apenas um Acidente (It Was Just an Accident)
- Marty Supreme
- Valor Sentimental (Sentimental Value)
- Pecadores (Sinners)
- A Hora do Mal (Weapons)
Wagner Moura fora da disputa
Apesar do destaque internacional do filme, Wagner Moura não foi incluído na pré-lista de Melhor Ator, algo que era esperado por parte da crítica após os prêmios e indicações que o ator vinha acumulando ao longo da temporada.
Brasil também aparece com Petra Costa
Além de O Agente Secreto, o Brasil marca presença no BAFTA com o documentário Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa, incluído na longlist de Melhor Documentário. O filme concorre com:
- 2000 Metros até Andriivka (2000 Meters to Andriivka)
- Becoming Led Zeppelin
- Cover-Up
- The Librarians
- Mr. Nobody Against Putin
- Oceano com David Attenborough
- One to One: John & Yoko
- A Vizinha Perfeita (The Perfect Neighbor)
- Riefenstahl
- Critics Choice Awards (2026): Vencedor em “Melhor Filme em Língua Estrangeira”.
- Festival de Cannes (2025):
- Melhor Direção: Kleber Mendonça Filho.
- Melhor Ator: Wagner Moura.
- Prêmio FIPRESCI: Eleito o melhor filme da competição oficial pelo júri da Federação Internacional de Críticos de Cinema.
- Prêmio Art et Essai: Concedido pela Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio (AFCAE).
- Los Angeles Film Critics Association – LAFCA (2025):
- Melhor Filme Internacional/Estrangeiro;
- Melhor Ator: Wagner Moura.
Além desses prêmios, O Agente Secreto é o representante oficial do Brasil no Oscar e já figura na Shortlist (pré-lista) para a categoria de “Melhor Filme Internacional” (ainda poderia chegar a concorrer em “Melhor Ator” e “Roteiro Original”); e também acumula três indicações ao Globo de Ouro (“Melhor Filme de Drama”; “Melhor Filme em Língua Não Inglesa”; “Melhor Ator em Filme de Drama” – Wagner Moura) e duas ao Satellite Awards (“Melhor Filme Internacional”; “Melhor Ator em Filme Dramático” – Wagner Moura).



