
A Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita de cinema brasileiro, lançou o Chamamento Itaú Cultural Play para produções audiovisuais do Centro-Oeste e do Norte do Brasil, com o objetivo de mapear, fomentar e ampliar a visibilidade de obras dessas regiões. Serão selecionadas até 20 criações audiovisuais produzidas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal para serem exibidas no catálogo da IC Play ao longo dos anos de 2026 e 2027, mediante licenciamento remunerado, de acordo com a política editorial da plataforma. As inscrições, também de graça, podem ser feitas até às 18h de 23 de abril de 2026 pelo site do Itaú Cultural (itaucultural.org.br).
“Podermos olhar a produção brasileira de maneira mais ampla é importantíssimo para compor a programação da plataforma e aprendizado curatorial”, afirma Andre Furtado, gerente de Criação e Plataformas do Itaú Cultural. “Cada lugar possui suas histórias e seu jeito de contar essas histórias. Nossa intenção é fomentar e democratizar o acesso às produções do Centro-Oeste e Norte, e contribuir para que elas alcancem públicos mais amplos por meio da Itaú Cultural Play”, completa.
Estão aptas para participar obras de qualquer duração, sejam elas curtas, médias ou longas-metragens, séries ou webséries, documentais ou de ficção. Também não há restrições quanto à data de realização, tema, gênero narrativo (drama, comédia, ficção científica etc.), proposta estética e público-alvo.
Os títulos serão escolhidos por uma comissão de seleção definida pelo Itaú Cultural, considerando os seguintes critérios curatoriais: originalidade artística e/ou no uso da linguagem audiovisual; criatividade para revelar personagens e realidades a partir de outros pontos de vista; formas novas de contar histórias; e diálogo e relação estabelecidos entre as criações audiovisuais e os territórios e as realidades regionais nos quais foram concebidas.
Para serem consideradas obras audiovisuais do Centro-Oeste e do Norte do Brasil, os títulos deverão atender a pelo menos uma dessas normas: origem territorial, com produção realizada majoritariamente nesses estados, por meio de filmagens, locações, participação de equipe técnica e/ou elenco principal; vínculo institucional, produção ou coprodução de empresas que tenham sede e atuação comprovada em um dos estados do Centro-Oeste e do Norte; e vínculo autoral com realizadores que comprovem nascimento, residência ou atuação profissional em um dos estados das regiões.
Como todas as ações e atividades do Itaú Cultural, a inscrição é gratuita. Os titulares das obras selecionadas serão contatados diretamente pela equipe da instituição, ao longo de 2026 e 2027. As regras para a participação no chamamento, critérios de seleção, condições de licenciamento e outras informações estão dispostas no regulamento que será publicado no site do Itaú Cultural.



