
A programação da 11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo deste ano será em dois locais: entre esta quarta-feira (12) e domingo (16), na Cinemateca Brasileira; e de 19 a 23/11 no Centro Cultural São Paulo. Com 16 longas, sendo dois deles restaurados, e um curta-metragem, o evento celebra os 100 anos do clássico O Encouraçado Potemkin, os 80 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial sobre o nazifascismo e os 50 anos de carreira do diretor Karen Shakhnazarov.
A abertura terá sessão dupla dedicada a Shakhnazarov: serão apresentados o curta Devaneio de Primavera (1975), primeiro filme do diretor, e o longa Dia de Lua Cheia, um de seus mais belos filmes. Numa sucessão de eventos e memórias que se conectam, no melhor estilo do cineasta, o filme, de 1998, é permeado de enigmas e surrealismo. Na seleção estão também O Mensageiro (1986), filme preferido do diretor em toda a sua filmografia, O Assassino do Czar (1991), protagonizado pelo ator inglês Malcolm McDowell, e seu último longa, No Submundo de Moscou (2023), que será apresentado em uma sessão dublada, no CCSP, e outra legendada, na Cinemateca Brasileira.
O Dia da Vitória será relembrado pelo épico Libertação, do diretor Yuri Ozerov. recentemente restaurado pelo Estúdio Mosfilm. A série de cinco filmes é considerada uma referência entre obras de guerra. Ozerov a concebeu entre 1967 e 1971, retratando momentos cruciais da Segunda Guerra Mundial: a batalha de Kursk, a travessia do Dnieper, a libertação de Kiev, a conferência de Teerã, as batalhas por Berlim e a tomada do Reichstag, a rendição da Alemanha nazista e a conferência dos chefes da coalizão anti-Hitler em Yalta.
Ainda dentro do tema, compõem a programação os filmes O Caminho Para Saturno e O Fim de Saturno, ambos de 1967, sobre a infiltração de um oficial da inteligência soviética na escola de espionagem nazista Saturno. A direção é de Villen Azarov, e ambos também foram restaurados pelo Estúdio Mosfilm em 2025.
Completam a programação o clássico O Encouraçado Potemkin (1925), que chega aos 100 anos e terá sessão especial na tela externa da Cinemateca Brasileira; A Queda da Dinastia Romanov (1927), da pioneira dos documentários de compilação, Esfir Shub; Geração de Vencedores (1936), de Vera Stroeva, sobre o período histórico entre 1896 e 1905, que culminou no chamado Domingo Sangrento; Michurin (1948), de Aleksandr Dovzhenko, e a ficção científica O Segredo da Noite Eterna (1955), de Dmitry Vassilev.
A Mostra é uma realização do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES) e do Estúdio Mosfilm.
Apoio: Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, Cult SP, Prefeitura de São Paulo, Ministério da Cultura, Governo Federal, Cinemateca Brasileira, Sociedade Amigos da Cinemateca, Spcine, Circuito Spcine, Centro Cultural São Paulo, Embaixada da Rússia no Brasil, Casa Russa (Rossotrudnichestvo), Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo e Instituto Soyuz.
11ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo
Terceiro e quarto finais de semana de novembro de 2025
De 12 a 16 de novembro – Cinemateca Brasileira
De 19 a 23 de novembro – Centro Cultural São Paulo
Locais:
- Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, nº 133, Vila Clementino, São Paulo/SP
Telefone: (11) 5906-8100
Entrada gratuita - Centro Cultural São Paulo | Sala Paulo Emílio
Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP, 01504-000
Telefone: (11) 3397-4002
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia entrada)




Que demais!!!👏👏👏